Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Profissionais da educação passam por capacitação para o monitoramento do PEE

O encontro se estenderá até sexta-feira, 26, no período da manhã e tarde, no prédio da Seed.

Por Redação
24/08/2016 09h58

Os planos estaduais e municipais estão previstos no Plano Nacional de Educação.

Técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e dos municípios do Estado do Amapá que são responsáveis pelo monitoramento dos Planos de Educação estão reunidos nesta quarta-feira, 24, para uma formação voltada ao acompanhamento e avaliação dos Planos Municipais de Educação. O encontro se estenderá até sexta-feira, 26, no período da manhã e tarde, no prédio da Seed. 

A capacitação visa estabelecer os mecanismos de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas das metas e estratégias do Plano Estadual de Educação do Amapá (PEE/AP). Os planos estaduais e municipais estão previstos no Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado no ano passado pela então presidente Dilma Rousseff. Ele traça metas para serem cumpridas nos próximos dez anos, que vão desde a inclusão de crianças e adolescentes na escola até a pós-graduação.

Segundo o coordenador estadual da Rede de Assistência Técnica para o Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação, Jessyleno Guedes, os técnicos serão orientados a verificar se existe consistência nos planos para a elaboração de notas técnicas que deverão ser encaminhadas para a comissão de avaliação para validação e encaminhamento à Seed que prosseguirá os trâmites para o Executivo que poderá, caso necessário, fazer alterações na Lei.

“O monitoramento e a avaliação serão realizados anualmente pelo Estado, esse é o primeiro momento, posteriormente técnicos da Seed se deslocarão para cada município da Amapá para formação de polos e esclarecimentos de dúvidas”, destacou Guedes.

Na quinta-feira, 25, a programação segue com a palestra sobre a importância do monitoramento com um representante do Ministério da Educação (MEC), Roberval Angelo, diretor de cooperação do Plano de Educação. 

Plano Estadual de Educação

A elaboração do PEE-AP foi aprovada dia 24 de junho do ano passado, através da Lei 1907/2015, com 26 metas e mais de 200 estratégias alinhadas ao Plano Nacional de Educação, e contou com o envolvimento dos secretários municipais de educação, dos conselheiros municipais de educação, diretores, coordenadores, professores, dos pais, dos estudantes e dos representantes dos diversos segmentos para que o Plano Estadual de Educação surgisse de uma construção coletiva e democrática que lhe dá plena legitimidade como política pública de educação.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!