Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá lança novo projeto social dos Bombeiros e retoma atividades para mais de 350 crianças e jovens

Bombeiro Cidadão, Nadadores do Amanhã e a novidade Judô Cidadão em Macapá, Santana e Oiapoque.

Por Marcelle Corrêa
26/08/2023 14h42

São mais de 350 crianças e adolescentes de Macapá, Santana e Oiapoque participando das atividades

Crianças, adolescentes, pais e responsáveis, além dos profissionais do Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM-AP) participaram neste sábado, 26, da retomada dos projetos sociais da corporação após três anos parados. Este ano, a novidade é o "Judô Cidadão", iniciativa que chega para somar com o "Bombeiro Cidadão" e o "Nadadores do Amanhã".

São mais de 350 crianças e adolescentes de Macapá, Santana e Oiapoque participando das atividades, que objetivam o desenvolvimento intelectual, ético, moral e social, com o exercício de cidadania, e incentivando nos alunos, o crescimento pessoal e profissional.

"Essa iniciativa faz parte do planejamento do Governo do Amapá que está com um olhar especial para os projetos sociais e todos os benefícios que eles possam trazer para os jovens e suas famílias. Este é um lema do governador Clécio Luís que vê a importância de agregar a instituição à comunidade", explicou Alexandre Veríssimo, comandante do Corpo de Bombeiros.

Futura geração

É no crescimento profissional que Yasmin Reis, de 9 anos, está focada. Ela conta que sempre quis ser atleta e encontrou no projeto Judô Cidadão, essa oportunidade.

Para estar no projeto social ela conseguiu mobilizar toda a família. Ela e a mãe, Luciana Reis, moram no bairro Infraero I, na Zona Norte de Macapá, e seguem de bicicleta até o Conjunto Habitacional Macapaba, para que a pequena participe dos treinos.

"O judô é um esporte de confiança e eu tô adorando. Eu quero ser atleta e estou sendo muito incentivada pelo professor e pelos meus familiares”, disse, empolgada, Yasmin.

A mãe é só elogios para a dedicação da filha e conta que as dificuldades não a impedem de levar a criança aos treinos. Assim que soube do projeto social no Macapaba, ela tomou a iniciativa de realizar a inscrição, incentivando a menina na prática do esporte.

"Fazer esporte sempre foi a vontade dela, e não tínhamos muitas opções perto de onde moramos. Toda a família incentiva muito ela, pois vemos que ela é uma aluna aplicada, não gosta de faltar e com isso ela aprende sobre responsabilidade, respeito e paciência”, frisou Luciana.

Bombeiro Cidadão

Outro aluno dedicado é o Rafael Marques, de 15 anos, que está no Bombeiro Cidadão, o mais antigo da corporação. Iniciado em 2006, o projeto atua na valorização humana juvenil através da disciplina, respeito, união, cidadania e treinamentos inspirados na doutrina dos bombeiros, com noções de combate a incêndio, salvamento e primeiros socorros.

O projeto também oferece conhecimentos sobre educação de trânsito, ambiental, cultura e lazer. O adolescente sabe da responsabilidade de ser um multiplicador dos conhecimentos que adquire com os militares.

"Além dos ensinamentos sobre salvamento, aprendemos também a respeitar, e isso é primordial para ter a responsabilidade de ensinar o que estamos aprendendo durante a temporada no projeto”, enfatizou o jovem.

Nadadores do Amanhã

E no projeto Nadadores do Amanhã quem se dedica é a pequena Rayssa Dantas, de 8 anos. O projeto que atende crianças e adolescentes promove saúde e cidadania com o intuito de construir hábitos de vida saudável através da natação, visando, além da inclusão social, a descoberta de novos talentos na modalidade.

A Rayssa explica que no projeto ela também aprende sobre noções básicas de salvamento aquático. "Eu estou aprendendo a nadar, porque eu vejo que tem muitas ocorrências de pessoas que não sabem nadar e entram em rios e piscinas e acabam se afogando. O projeto pode me ajudar a não passar por uma situação dessas”, disse a criança.

Formação de cidadãos

O subcoordenador dos projetos sociais do Corpo de Bombeiros, subtenente Alan Gameleira, conta que os jovens estavam com saudade de estarem aprendendo e convivendo com os militares. De acordo com ele, essa expectativa pode ser vista durante a solenidade com a empolgação de todas as pessoas que foram prestigiar e celebrar o retorno dos projetos.

"Estamos vendo hoje aqui toda a mobilização e animação dos alunos e de seus responsáveis. É um momento de celebração. Isso mostra para nós militares e para a sociedade que o Corpo de Bombeiros está empenhado em entregar muito mais do que somente as obrigações profissionais, estamos empenhados em formar cidadãos”, garantiu o subcoordenador.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!