Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Escolas devem atentar para fim do prazo do Censo Escolar

Mais de 80 escolas ainda não preencheram as informações obrigatórias de suas instituições.

Por Redação
24/08/2016 10h49

Encerra na próxima quarta-feira, dia 31, o prazo para a coleta de dados do Censo Escolar do Ministério da Educação. No Amapá, mais de 80 escolas ainda não preencheram as informações obrigatórias de suas instituições, o que pode gerar um déficit em mais de R$ 30 milhões nos repasses de programas federais, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Educação, realizado no último dia 20.

A ausência do cadastro da escola também inviabiliza avaliações nacionais e internacionais, participação em programas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Mais Educação.

O Censo Escolar é o maior levantamento censitário estatístico educacional de âmbito nacional, que abrange todas as redes de ensino. Os dados coletados incluem desde a infraestrutura das escolas, matrículas e funções docentes, até o movimento e o rendimento escolares.

O preenchimento é feito primeiro por formulários e depois mandado pela internet, por meio do Educacenso. Através dessa coleta de dados, o Ministério levanta informações da educação básica para análises, diagnósticos e planejamento do sistema educacional do País. Também define e monitora políticas que promovem o ensino de qualidade, além de gerenciar programas.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, ressalta que o Censo é a principal fonte de captação de recursos do Governo Estadual junto aos Programas Federais.

“Por meio dele é possível garantir verbas para merenda escolar, transporte, folha dos docentes, entre outros recursos. Caso o usuário deixe de informar a real situação da unidade, os recursos destinados a ela podem sofrer alterações, prejudicando o desempenho de toda a escola”, explicou.

O detalhamento de cada escola é importante e requer atenção durante o preenchimento, pois subsidia a definição de políticas públicas de educação, bem como a distribuição de recursos da União a Estados e municípios. As informações do Censo são usadas, ainda, para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!