Conecta + Gov: Governo do Amapá incentiva parceria entre órgãos estaduais e empresas inovadoras para aperfeiçoar gestão pública
Objetivo é aperfeiçoar as entregas dos serviços para a população através da inovação e tecnologia.
Tecnologia das startups podem auxiliar nos processos da gestão pública
O Governo do Amapá reuniu representantes de startups e gestores de órgãos públicos na primeira edição do evento Conecta + Gov, no Museu Sacaca, em Macapá. O objetivo é incentivar parcerias que proporcionem o aperfeiçoamento dos processos da gestão pública, refletindo em melhores serviços prestados à população.
No Conecta + Gov, empresas inovadoras amapaenses apresentaram soluções tecnológicas que podem ser implementadas para auxiliar nas ações do poder público. Em participação virtual, o governador, Clécio Luís, destacou que investir em tecnologia e inovação é o melhor caminho para aperfeiçoar a gestão pública.
"Sempre é possível encontrar uma solução, principalmente, quando trabalhamos de forma coletiva para inovar e desenvolver novas tecnologias", pontuou Clécio Luís.
O evento é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec).
"Foi possível criar uma maior conexão entre empresas e instituições estaduais para aperfeiçoar a gestão pública e atender a população amapaense com melhores serviços, com mais eficiência e agilidade, através da tecnologia e inovação", pontuou o secretário de Ciência e Tecnologia, Edivan Barros.
Novas possibilidades
A controladora-geral do Amapá, Nair Mota Dias, explicou que um dos principais desafios enfrentados pelo setor é em relação ao acompanhamento de todos os Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica (CNPJ) vinculados ao Estado.
"Com as possibilidades de network promovida pelo Conecta + Gov, acredito que já avançamos para conseguir uma solução rápida", explicou a gestora.
Criada para atender as necessidades de produtores, consultores ambientais e gestores que atuam na cadeia produtiva do açaí, a startup Açaí Maps apresentou, no evento, uma proposta que pode alavancar a produção do fruto no estado.
"A gente sabe que, de forma geral, a assistência técnica rural, no Brasil, é muito fragilizada, não consegue chegar em todos os territórios. Pensando nisso, a gente quer atrelar a nossa ferramenta de tecnologia à administração estadual para que o governo consiga atender mais produtores de açaí e a produção aumente, gerando mais emprego e renda", disse a CEO da empresa, Juliana Nunes.
Iniciativa amapaense
A 1ª edição do Conecta + Gov também contou com uma palestra realizada pela gerente de contas do Google Brasil na região Norte, Bergsan Sampaio, que avaliou como positiva a iniciativa do Governo do Amapá.
"Estou impressionada com a força do Governo do Amapá para ajudar a desenvolver empresas inovadoras. Ver secretários e gestores entendendo que a inovação é a solução para os problemas dos cidadãos me deixa muito feliz, porque isso está bem alinhado com o que é a missão do Google", comentou Bergsan.
O Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) foi um dos organizadores do evento. Para o diretor do órgão, Cirilo Simões Filho, todo ambiente de inovação e network criado será fundamental para contribuir com o aumento da eficiência e acessibilidade do serviço público prestado à população.
“O Governo do Amapá, como um todo, está se empenhando na busca para encontrar alternativas que otimizem o setor”, frisou o diretor-presidente do Prodap.
Além da Setec e Prodap, o Conecta + Gov também contou com o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), Sebrae Amapá, Tucuju Valley e Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!