Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Aumenta em 100% a minha renda’, comemora empreendedora de Cutias no 20º Festival do Pirarucu

Denise Souza tem uma barraca especializada em pratos típicos de pirarucu. Em 2023, a programação conta o com o apoio do Governo do Amapá.

Por Winicius Tavares
02/09/2023 15h55

O prato 'pirarucu ao molho da castanha do Brasil' garantiu Denise no 3º lugar do concurso gastronômico do festival.

Moradora de Cutias do Araguari há 15 anos, a empreendedora Denise Souza aproveitou a 20ª edição do Festival do Pirarucu para duplicar a renda da família com a venda de comidas típicas à base do peixe que dá nome ao evento. A programação segue até este domingo, 3, com apoio do Governo do Estado no credenciamento de artistas locais e estrutura para os três dias de shows artísticos. O investimento é de R$ 230 mil. 

As atrações culturais garantem mais movimento na orla do município, fortalecendo o empreendedorismo local, especialmente a gastronomia. No cardápio, é possível encontrar pratos como bolinho de pirarucu, pirarucu ao molho da castanha do Brasil e ao molho branco. O peixe também é comercializado frito e empanado no quiosque de Denise e sua família, o Brasa Viva. 

“É um privilégio para nós, empreendedores de Cutias, receber visitantes. O pirarucu representa a riqueza do nosso povo. Nessa época, minha renda aumenta em 100% com as vendas desses pratos”, conta a empreendedora. 

O município de Cutias tem a força econômica na pecuária e agricultura, principalmente no setor pesqueiro, que exporta para outras regiões. O Festival do Pirarucu se torna uma alternativa na geração de economia do Munícipio integrando empreendedores da região de Cutias e possibilita renda extra para a população com a comercialização bebidas, comidas, artesanatos, entre outros.

A festividade aquece não só a economia local, mas também garante renda para moradores de outros municípios do estado. Morador de Mazagão, Diemeson Vando, é responsável pela barraca da brincadeira “tiro ao alvo”. Segundo ele, a procura no festival é muito maior comparada a outros eventos, proporcionando a garantia de renda para a família. 

“As vendas estão excelentes. Comparado ao ano passado, está bem melhor. A programação desse ano atraiu um grande público. A expectativa de venda para os próximos dias é boa, aumentando a renda”, conta Vando. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!