Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá fortalece festividades tradicionais e religiosas no estado

Investimentos impulsionam o empreendedorismo e a valorização cultural das comunidades

Por Rafaela Bittencourt
09/09/2023 09h00

No mês de setembro, pelo menos três festejos tradicionais de municípios amapaenses foram contemplados com fomentos da Cultura

O Governo do Amapá está fortalecendo a cultura das comunidades tradicionais em todo o estado. Eventos e manifestações que integram o calendário religioso e festivo, que constroem a identidade do povo amapaense, seguem sendo fomentados em vários municípios.

Somente no mês de setembro, festividades históricas de Macapá, Santana e Mazagão, foram garantidas com investimentos em estrutura e apresentações culturais da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O apoio contribui na valorização das comunidades.

Festividade de Nossa Senhora da Luz
Celebrada no distrito de Mazagão Velho, a Festividade de Nossa Senhora da Luz tem uma tradição de 124 anos. Atualmente, sete comunidades tradicionais no entorno da vila histórica fazem parte da celebração.

Inicialmente trazida por Dona Maria Nogueira da Fonseca, empresária do Rio de Janeiro, esposa do comissário da época, que veio ao estado, a devoção à Santa acontece por oito dias, envolvendo programação religiosa e festiva.

São alvoradas, fogos, folias, novenário, visitação nas residências, grupos de batuque e integração das comunidades, crianças, jovens e adultos, que perpetuam a tradição centenária. Com apoio do Governo do Estado, atrações como Arlene Bezerra e CIA e Neivaldo Santos, foram garantidas para os festejos. O ponto alto acontece no dia 8 de setembro.

“É importante manter a tradição, pois a fé em Deus e a devoção a Maria, mãe de Jesus, nos enriquece de harmonia, caridade, vocação, devoção e acima de tudo reconhece Jesus Cristo como fonte de luz e sabedoria para nossa trajetória de vida. Sabemos que a devoção a mãe de Jesus é uma credibilidade de fé e amor a Deus, por isso somos gratos ao Governo do Estado por esse apoio tão importante ao nosso Festejo”, reforça a coordenadora da celebração, Eliana Ayres.

Festividade em Honra a Nossa Senhora de Nazaré
Com mais de 30 anos de tradição no bairro Araxá, em Macapá, a festa de Nossa Senhora de Nazaré iniciou em 1990 com as famílias católicas e devotos da Zona Sul da capital. A festividade agrega outras comunidades, como famílias dos bairros das Pedrinhas, Jardim Marco Zero, Jardim Equatorial, Muca, Beirol, Santa Inês, Trem, além de comunidades ribeirinhas de municípios paraenses, como Afuá, Gurupá, Chaves, Breves e Portel.

São missionários, leigos, devotos de Maria, voluntários, entre outros, que se unem em celebração. O ponto alto da festa é o Dia da Natividade de Maria.

“A festividade é um momento de verdadeira expressão de devoção a Nossa Senhora, que vem sendo passada de geração em geração. Esse é um momento, não somente de entretenimento e lazer para as famílias, mas de fortalecer a fé, testemunhar a vivência do evangelho, compartilhar com os irmãos a alegria das bênçãos e as graças alcançadas pela poderosa intercessão da Virgem Maria. Manter essa tradição é manter viva nossa comunidade”, destaca a coordenadora do festejo, Leandra Rodrigues.

A programação oficial do festejo segue até 9 de setembro, com apoio do Governo do Estado em estrutura. A celebração conta com derrubada de mastro, novenas, missas, procissão das luzes, bingo com a comunidade, entre outras atividades que celebram o tema “Maria, teu amor é o alimento da nossa Missão”.

Festividade de São Raimundo do Pirativa
São Raimundo do Pirativa é padroeiro da comunidade quilombola de mesmo nome, localizada no município de Santana, a celebração é de 31 de agosto e 3 de setembro. O Santo Padroeiro conta com uma programação de honra e fé feita pelos devotos.

Este ano, a Secult apoiou a iniciativa disponibilizando grupos de marabaixo e batuque, além de sonorização para a celebração, que fomentam a comunidade local.

A festividade celebra com missas, peregrinação, ladainha, procissão fluvial, folia e baile dançante.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!