Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado apresenta critérios para participação de animais na 52° Expofeira do Amapá

Todos os criadores ou empresas com animais terão que apresentar as documentações de vacinas e exames para entrar na feira.

Por Weverton Façanha
05/09/2023 19h00

Para cada espécie de animal, há critérios específicos para participação na Expofeira

O Governo do Estado apresentou os critérios para garantir os cuidados com a saúde dos animais que serão apresentados em exposição durante a 52ª Expofeira do Amapá. O evento acontece de 29 de setembro a 8 de outubro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, fortalecendo a economia, a cultura e o turismo do estado.

O órgão fiscalizador que coordena os cuidados com as criações de bovinos, bubalinos, equinos, ovinos, caprinos e suínos é a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro). Todos os criadores ou empresas terão que apresentar as documentações específicas de vacinas e exames para que os animais possam entrar na feira.

"Nesse momento, nenhum animal pode adentrar o espaço da Expofeira, pois a Diagro está finalizando as obras nas baias, estábulos e currais, que passarão também por desinfecção. Somente após este processo, os animais serão recebidos, desde que os criadores apresentem toda a documentação solicitada”, informou o diretor-presidente da Diagro, Alvaro Cavalcante.

A entrada de animais encerrará em 28 de setembro, um dia antes da abertura oficial do evento. Os grupos com mais de 600 animais que adentrarem a feira só poderão deixar os estabelecimentos após o encerramento da programação. Criadores do estado do Pará já confirmaram participação nesta edição da Expofeira.

Febre aftosa

Os expositores de gado, bovinos e búfalos, precisam comprovar que os animais estão vacinados contra a febre aftosa e, para esses criadores, a Diagro antecipará a vacinação contra a doença.

Para ter acesso às vacinas neste período antecipado, o produtor necessita ir até a Diagro, em Macapá, e solicitar a autorização para efetivar a compra das vacinas.

Para as demais espécies, também será necessário apresentar exames específicos. Confira:

Equinos: será necessário a apresentação de exame negativo para Anemia Infecciosa Equina (AIE) e mormo, que é uma zoonose infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia mallei e pode ser transmitida para outros animais e para humanos. Também é necessária a comprovação de vacinação contra Influenza equina.

Suínos: atestado de sanidade para peste suína clássica, emitido por médico veterinário privado.

Ovinos: atestado de sanidade para epididimite ovina, emitido por médico veterinário particular.

Caprinos: atestado de sanidade para artrite encefalite caprina, emitido por médico veterinário privado, ou exame negativo.

Devido aos casos de gripe aviária na região sul do país, o Governo Federal definiu que nenhum evento ou feira poderá expor qualquer espécie de ave. Portanto, não haverá exposição de aves na 52ª Expofeira do Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!