Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'O 7 de Setembro comprova a necessidade do Sambódromo, que voltou para reunir a população em Macapá', diz governador Clécio Luís

Mais de 20 mil pessoas foram prestigiar os desfiles que reuniram 1,5 mil militares.

Por Worchiely Costa
08/09/2023 08h47

Sambódromo voltou a ser utilizado pela população no início da nova gestão do Governo do Amapá

Mais de 20 mil prestigiaram na quinta-feira, 7, os desfiles cívicos da Independência do Brasil promovidos pelo Governo do Amapá em Macapá. O Sambódromo foi, mais uma vez, palco da programação, que reuniu cerca de 1,5 mil agentes das forças de segurança nas apresentações na Ivaldo Veras.

Como já é tradicional no desfile cívico, tropas do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Grupo Tático Aéreo (GTA) abriram as apresentações com uma performance especial.

"O 7 de Setembro comprova a necessidade do Sambódromo, que voltou a reunir a população nos grandes eventos. É aqui o palco do 13 de Setembro, onde vamos festejar os 80 anos do Amapá, é o palco do carnaval, da quadra junina, dos grandes shows, é um equipamento muito importante que voltou a funcionar no começo do nosso governo e hoje cumpriu seu papel no Dia da Independência", destacou o governador Clécio Luís.

O espetáculo apresentado pelas corporações de segurança provocaram emoção e demonstrações de amor à pátria, mantendo vivo o civismo e resgatando a união federativa do Brasil.

"Para a gente é uma alegria muito grande, nós estamos trazendo materiais do Brasil todo, que vieram para uma operação aqui. São equipamentos de última geração e estar junto com o povo comemorando a conquista da nossa soberania é um orgulho", ressaltou o general de 22ª Brigada de Infantaria e Selva, Marcus Vinicius Bonifácio.

Em 7 de setembro de 1822, o Brasil proclamou sua independência de Portugal, encerrando séculos de domínio colonial. É uma data histórica para os brasileiros, em especial militares que têm entre seus valores o patriotismo e o civismo como pilares. 

"É muito bonito ver o envolvimento da população. Isso mostra que as pessoas estavam ávidas por participar de momentos como este. É um momento festivo, mas carregado de muito civismo. Esse momento marca a reaproximação da união federativa do Brasil, da união com os estados, com o Amapá. É isso que nós temos que demonstrar o nosso patriotismo e o nosso engajamento em construir um Amapá e um Brasil melhor", pontuou o governador.

Investimento na segurança pública

Os desfiles mostram parte dos investimentos do Governo do Estado, um dos maiores da história na Segurança Pública do Amapá. Em agosto foram entregues 42 viaturas, 2.295 armas, 10 mil munições, além de equipamentos como drones e armas de airsoft para as forças de segurança.

Entre as novas armas estão 2,1 mil pistolas semiautomáticas, fabricadas pela empresa austríaca Glock, utilizadas em mais de 80 países, por policias especializadas como do Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI) e a Polícia Federal do Brasil. O armamento está entre os mais modernos do mundo e conta com sistema de segurança simples e com pouca probabilidade de falhas.

"É o maior investimento feito por uma gestão em Segurança Pública em tão pouco tempo. Nossos agentes, homens e mulheres, de todas as polícias tiveram reforço nas condições de trabalho. O Governo do Amapá entregou equipamentos de última geração. A nova gestão não está medindo esforços para que tenhamos profissionais bem treinados, e uma segurança humanizada para a população", disse o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Neto.

Só em 2023, o Governo do Estado já garantiu a promoção de 467 militares da Polícia Militar aos cargos de praças e oficiais, proporcionando o avanço na carreira, assumindo novas atribuições e cargos mais elevados dentro da corporação.

Ainda como parte da reestruturação da segurança pública, o Governo do Estado entregou no início deste mês a nova Delegacia de Itaubal. Com a inauguração o estado passa a ter a presença da Polícia Civil nos 16 municípios. Em Macapá, foi reativado o Ciosp do bairro Novo Horizonte para reforçar a segurança na Zona Norte.

Desde junho deste ano, a Zona Sul da capital conta com um reforço importante na segurança, o Batalhão de Força Tática, localizado na Rua Claudomiro de Moraes, no bairro Congós.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!