Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado alinha estratégia de segurança e trânsito para a 52ª Expofeira do Amapá

Todas as forças envolvidas no planejamento terão um espaço no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Por Marcelle Corrêa
08/09/2023 16h46

Além do planejamento de segurança, foi discutido também a logística de trânsito para a Expofeira

Instituições de segurança pública e de trânsito debateram nesta sexta-feira, 8, o esquema que será aplicado durante a 52ª Expofeira do Amapá, que será realizada de 29 de setembro a 8 de outubro, no Parque de Exposição da Fazendinha, em Macapá.

Além do planejamento para garantir o bem-estar dos participantes e visitantes da feira, foi discutido também a logística de trânsito para a fluidez no tráfego de veículos e para prevenir acidentes na Rodovia Josmar Pinto (antiga JK), principal via de acesso ao local.

Foi adiantado durante a reunião técnica, coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que todas as forças envolvidas no planejamento de segurança terão um espaço dentro da Expofeira, para atendimento ao público.

Durante os 10 dias de programação, o ônibus de videomonitoramento da Polícia Militar (PM) dará suporte para as equipes, além de contar com os equipamentos da Coordenadoria de Monitoramento Eletrônico (CME) do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), que disponibilizará ainda o caminhão-cela, onde possíveis infratores aguardarão para serem encaminhados às unidades da Polícia Civil (PC).

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terão ambulâncias e profissionais em pontos estratégicos da Expofeira. Além de evitar e combater outros tipos de acidentes, principalmente entre os vendedores ambulantes relacionado ao uso do botijão de gás no espaço.

A Polícia Científica estará presente com a realização de perícias, exames de lesão corporal e trabalho de papiloscopia.

Trânsito

Equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Estado dos Transporte (Setrap), Sindicato das Empresas de Transporte e Passageiros do Amapá (Setap) e a Companhia de Transporte e Trânsito de Macapá (CTMac) discutiram rotas e disponibilização de ônibus durante a programação da Expofeira.

Foram discutidos, preliminarmente, pontos de coletivos que seriam focais nas zonas da capital para realizar o transporte da população até o Parque de Exposições. Dentro dessa perspectiva, foram levantadas as sugestões de dispersão desses veículos e do terminal rodoviário específico próximo à sede da Expofeira para evitar transtornos no trânsito.

Os órgãos levarão campanhas educativas com o objetivo de sensibilizar a população a usar o transporte alternativo, como ônibus, táxi e aplicativos. 

Participaram do encontro representantes das polícias Civil (PC), Militar (PM), Iapen, Corpo de Bombeiros (CBM), Grupo Tático Aéreo (GTA), Detran, Samu, Setrap, Juizado da Infância e da Juventude, CTMac, Setap, Guarda Civil de Macapá e a Comissão de Organização da Expofeira.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!