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Governo do Amapá promove capacitação para preenchimento de formulários do Cadastro Único

Treinamento qualificará 30 agentes públicos contratados pela Prefeitura de Macapá

Por Mara Liliane Juarez de Pinho
12/09/2023 18h44

Participantes tem a oportunidade de conhecer a visão geral do CadÚnico e seus formulários

O Governo do Amapá promove até está quarta-feira, 13, a capacitação para o preenchimento adequado do Cadastro Único (CadÚnico). O treinamento, de três dias, vai qualificar 30 agentes públicos, contratados pela Prefeitura de Macapá, para serem entrevistadores sociais do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (Procad – Suas), na capital.

A ação educativa, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Assistência Social, por meio da Coordenação Estadual do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família (CEPBF), visa desenvolver as competências para que os entrevistadores sociais cumpram sua missão de forma humanizada e ativa.

Os participantes da capacitação terão a oportunidade de conhecer a visão geral do CadÚnico e seus formulários, além do Decreto nº 3.877 de 24 de julho de 2001, que institui o Cadastramento Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O coordenador estadual do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família no Amapá, Leonardo Freitas, explicou a finalidade do treinamento para a formação da base de dados.

“Os entrevistadores tornarão possível a formação de uma base de dados confiável para criação de políticas públicas que atendam pessoas em vulnerabilidade social e que alcançam quem realmente precisa de assistência social”, destacou.

Durante o curso, os participantes recebem manuais técnicos e orientações de como atua o entrevistador social e sobre o correto preenchimento dos formulários do CadÚnico.

O agente público, Thiago Neves, destacou a importância da preparação para atender bem os beneficiários. “Essa capacitação traz todo o conhecimento necessário para irmos a campo e percebermos quais são as pessoas em vulnerabilidade, que necessitam dos benefícios sociais”.

A gestão descentralizada e a consolidação de informações na base do CadÚnico serão realizadas pelos entrevistadores habilitados, responsáveis pelo atendimento adequado e humanizado das famílias beneficiárias e demais usuários dos serviços públicos.

O Cadastro Único é um instrumento de coleta, processamento, sistematização e disseminação de informações, com finalidade de realizar a identificação e a caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda que residem no território nacional.

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