Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mais de 1,3 mil artistas amapaenses concorrem às vagas para a programação cultural da 52ª Expofeira

São mais de 380 vagas para a programação cultural da maior feira de negócios do Amapá. Resultado preliminar deve ser publicado na segunda-feira, 18.

Por Rafaela Bittencourt
15/09/2023 11h41

A seleção envolve 19 segmentos culturais e linguagens artísticas, além de novidades, como vagas para artesãos, produtores audiovisuais e indígenas

Mais de 1,3 mil produtores culturais e artistas amapaenses concorrem para participar da programação cultural da 52ª Expofeira, que acontece de 29 de setembro a 8 de outubro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. O governador, Clécio Luís, anunciou a seleção no dia 2 de setembro, para garantir mais oportunidades aos talentos amapaenses.

O cronograma do edital segue agora para a análise técnica dos projetos. O resultado preliminar da seleção está previsto para ser divulgado na segunda-feira, 18, no portal da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), onde também está disponível o edital de chamada pública, acesse aqui. São mais de 380 vagas disponíveis para o certame.

A seleção envolve 19 segmentos culturais e linguagens artísticas, além de novidades, como vagas para artesãos, produtores audiovisuais e indígenas. Foram 1.362 inscrições realizadas de produtores culturais ou coletivos dos 16 municípios do Estado.

Todos os segmentos dispostos no edital de seleção receberam inscrições, sendo a categoria “Música Tipo II” a mais concorrida, com 303 inscritos. Essa modalidade é voltada para shows musicais com repertório autoral ou não autoral, de diversos gêneros e estilos, para apresentação de bandas, grupos ou artistas solo acompanhado de banda ou grupo, para performances de 30 minutos a 2 horas de duração.

"Nosso objetivo é garantir a participação de agentes culturais dos mais variados segmentos e trazer para a Expofeira a identidade amapaense, com suas produções locais e valorização dos nossos artistas e fazedores de cultura, o edital segue para as próximas etapas, então é importante que todos fiquem atentos ao cronograma divulgado pelo Governo do Estado”, explica a secretária de Cultura, Clicia Vieira Di Miceli.

Inclusão e oportunidades

A seleção ainda irá garantir pontuação de bonificação para propostas com domicílio fora de Macapá e Santana, além daquelas apresentadas por mulheres, pessoas negras, pessoas indígenas, comunidades tradicionais, comunidades rurais (incluindo ribeirinhas), quilombolas, pessoas LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência. Artistas selecionados com domicílio foram de Macapá e Santana, também terão o custo de deslocamento incluso no cachê.

Próximas etapas

Os recursos podem ser apresentados até o dia 20 de setembro. O resultado final e a convocação para assinatura do Termo de Contrato de Serviço acontecem no dia 22 de setembro.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!