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Governo do Estado promove capacitação para 116 agentes do Sistema Único da Assistência Social do Amapá

Treinamento sobre gestão do trabalho e educação permanente é destinado aos conselheiros e trabalhadores do Suas dos 16 municípios.

Por Mara Liliane Juarez de Pinho
19/09/2023 09h00

A capacitação, coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, acontece no auditório do Museu Sacaca

O Governo do Amapá está promovendo uma capacitação para 116 agentes do Sistema Único da Assistência Social (Suas) que atuam no estado. Com o tema: Conhecendo os caminhos da Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Suas, o workshop, de dois dias, acontece no auditório do Museu Sacaca, em Macapá.

A capacitação, coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, através da Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Suas (GTEP), é destinada aos gestores, conselheiros e trabalhadores do sistema, dos quadros municipal e estadual.

A especialista, Gisele Carraro da Silva, da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, destacou em suas palestras os temas: Gestão do Trabalho: Conceito, Princípios e Diretrizes, Gestão do Trabalho: Mecanismos de Negociação e Participação e Desafios para a Implantação e Implementação da Gestão do Trabalho e Educação Permanente no Brasil.

A programação marca o início do processo de qualificação e apoio técnico do Governo do Amapá às gestões municipais, para assegurar a autonomia e o protagonismo dos trabalhadores de acordo com as necessidades apresentadas em cada município, através da profissionalização da assistência social.

A coordenadora em exercício da Coordenadoria de Formulação e Gestão da Política de Assistência Social (CFGPAS), Ester Lima, explicou que o treinamento busca a melhoria na qualidade do atendimento aos usuários do Suas. “É de extrema importância que os gestores, trabalhadores e conselheiros conheçam todas as normas, diretrizes e procedimentos para desenvolverem adequadamente suas atividades nos municípios”, afirmou.

Para Tatiane Costa, técnica de referência da GTEP, de Pedra Branca do Amapari, o evento propicia aos representantes dos 16 municípios a troca de experiências e a socialização de conhecimento. “Agradecemos ao Governo do Amapá e Secretaria de Estado da Assistência Social por este evento que nos qualifica para multiplicar os aprendizados em nossos respectivos municípios”, destacou.

A secretária de Estado da Assistência Social, Aline Gurgel, destacou a importância em mobilizar os agentes para que, através da formação permanente, seja possível ofertar serviços de qualidade a todos os usuários amparados pela política de assistência social.

“Trabalhador qualificado, com formação e com conhecimento entrega um serviço de qualidade a toda a comunidade, inclusive para as pessoas em localidades distantes da capital”, concluiu.

A gestão do trabalho para aprimorar o sistema e a qualidade da oferta dos serviços para consolidar o direito socioassistencial é essencial para o Suas e para alcançar os objetivos da Política Nacional de Assistência Social, é necessário compreender a Gestão do Trabalho como uma área estratégica do sistema, que implica diretamente na qualidade dos serviços que se aplica na aprovação da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Suas.

A capacitação encerra nesta terça-feira, 19, com a apresentação da experiência exitosa do município de Pedra Branca do Amapari, e a oficina: Construção do Plano de Trabalho.

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