Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Confira resultado preliminar da seleção de artistas amapaenses para programação cultural da 52ª Expofeira

O número de vagas foi ampliado para 616. Objetivo é garantir mais oportunidades aos artistas locais.

Por Rafaela Bittencourt
20/09/2023 13h06

O número de vagas foi ampliado a partir da grande demanda de inscrições do setor cultural recebidas

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) divulgou na terça-feira, 19, o resultado preliminar do edital da chamada pública que vai selecionar atrações artísticas para a programação local da 52ª Expofeira do Amapá. O número de vagas foi ampliado para 616, garantindo a participação de mais artistas amapaenses na maior feira de negócios do estado.

VEJA AQUI O RESULTADO PRELIMINAR

VEJA AQUI O EDITAL

Os recursos podem ser enviados até quinta-feira, 21, e o resultado final será divulgado no sábado, 23. Todas as publicações são disponibilizadas no site da Secult. ACESSE AQUI.

Os candidatos selecionados no resultado definitivo irão compor a programação local do evento, que acontece de 29 de setembro a 8 de outubro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Mais de 1,3 mil artistas se inscreveram no certame.

O número de vagas foi ampliado a partir da grande demanda de inscrições do setor cultural recebidas pela Secult. O objetivo é promover maior acesso à arte e à cultura com aproveitamento das propostas. As alterações são previstas no próprio edital. Segmentos como ‘Música’, ‘DJ’ e ‘Apresentador’, tiveram expressivo volume de inscrições.

“Percebemos uma grande vontade dos artistas amapaenses em integrar essa grande programação que será a 52ª Expofeira do Amapá, então o Governo do Estado, ouvindo essa necessidade dos trabalhadores da cultura, realiza essa alteração para atender os segmentos. Serão nove espaços de cultura disponíveis para os segmentos inscritos, então estamos atendendo a todos e dialogando, sempre, para garantir um evento completo, com a cara do Amapá e com a atenção que o artista amapaense merece”, reforça a secretária de Cultura do Amapá, Clicia Vieira Di Miceli.

Acompanhe quais categorias foram alteradas:

Apresentador

DJ (Disck jockey)

Música

Teatro

Dança

Circo

Intervenção Literária

Contação de Histórias

Audiovisual/Cinema

Batuque

Expressões Artísticas Afro-Brasileiras

Próximos passos

Todas as alterações estão disponíveis no portal secult.ap.gov.br. Além da ampliação, houve alteração no cronograma do edital. Os participantes podem acompanhar sua pontuação detalhada no portal. A seleção envolve 19 segmentos culturais e linguagens artísticas divididas em 27 categorias, além de novidades, como vagas para artesãos, trabalhadores do audiovisual e artistas indígenas.

A seleção ainda irá garantir pontuação de bonificação para propostas com domicílio fora de Macapá e Santana, além daquelas apresentadas por mulheres, pessoas negras, pessoas indígenas, comunidades tradicionais, comunidades rurais (incluindo ribeirinhas), quilombolas, pessoas LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência.

Artistas selecionados com domicílio fora de Macapá e Santana, também terão o custo de deslocamento incluso no cachê, que variam de R$ 1 mil a R$ 15 mil, a depender do segmento pretendido.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!