Em novo espaço, Governo do Amapá amplia atendimentos do Barisus
A partir de segunda-feira, 25, ambulatório do programa responsável por atender pacientes que aguardam por cirurgias bariátricas passa a funcionar no Centro de Macapá.
Pacientes poderão ser acompanhados por mais de dez especialistas
O Governo do Amapá ampliou para 13 o número de especialidades disponíveis no ambulatório do BariSus, programa que oferece cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de segunda-feira, 25, o espaço passa a funcionar no Centro de Reabilitação Pós-Covid, localizado na rua Odilardo Silva, nº 1303, em Macapá.
Antes, o ambulatório funcionava no Super Fácil da Zona Oeste. Com a mudança, o espaço passa a ofertar atendimento em uma localização mais acessível e com melhor estrutura. Entre as novas especialidades disponíveis, estão nutrição, fisioterapia e assistência social.
“O Governo do Estado avaliou o que seria melhor e mais viável para os pacientes. O novo local é mais apropriado e vai proporcionar uma ampliação no quantitativo de especialidades ofertadas”, afirma a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.
O ambulatório do Barisus possibilita que pessoas com sobrepeso possam ser avaliadas por profissionais de saúde antes de realizar cirurgias bariátricas através do SUS.
O local é estruturado para a realização de exames laboratoriais e conta com uma equipe multiprofissional para o acompanhamento pré-operatório e clínico desses pacientes, ofertando as seguintes especialidades:
- Endocrinologia
- Psicologia
- Fonoaudiologia
- Cardiologia
- Anestesista
- Cirurgião
- Assistente Social
- Fisioterapeuta
- Nutricionista
- Educador Físico
- Terapia Ocupacional
- Enfermagem
- Clínica Médica
Para agendamento de consulta:
- Documento com foto (RG ou Carteira de Motorista);
- Cartão do SUS;
- CPF;
- Comprovante de residência atualizado (com CEP);
- Encaminhamento médico, com IMC do paciente.
BariSus
Ainda neste mês de setembro, o programa recebeu emenda parlamentar de R$ 4 milhões, articulada pelo senador Lucas Barreto. As cirurgias serão realizadas no Hospital São Camilo, através de um convênio com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
A iniciativa terá a capacidade de operar até 20 pacientes por mês. Exames pré-operatórios também serão feitos na unidade de saúde, sem custos para o usuário.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!