Notificações dos casos de chikungunya tiveram queda de 90%
Já as notificações de dengue reduziram em 35%. Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde
O evento é organizado pela Coordenadoria de Vigilância e Saúde (CVS).
Um balanço com as atividades desenvolvidas pelo Programa Estadual de Controle da Dengue foi apresentado nesta segunda-feira, 29, em encontro que reuniu representantes do Ministério da Saúde, da Atenção Básica e dos municípios.
O evento é organizado pela Coordenadoria de Vigilância e Saúde (CVS). O MS aponta que em todo o país houve uma redução considerável nos índices de infestação do Aedes em relação a 2015.
O representante da Sala de Situação Nacional de enfrentamento ao Aedes e a microcefalia do MS, Rodrigo Frutuoso, fez uma exposição das ações desenvolvidas em todo o Brasil. Ele relata que, em 2015, os números em geral não foram favoráveis se comparados ao ano de 2014, e que as ações desenvolvidas neste ano foram fundamentais para a redução dos casos.
“Iniciamos 2016 com um aumento nos casos de dengue na ordem de mais de 100% em relação ao mesmo período do ano passado. Graças as ações desenvolvidas pelo Governo Federal, Estados e municípios conseguimos em oito semanas reduzir os casos de dengue no Brasil. Ainda não é o nosso melhor, mas se unirmos forças acreditamos que poderemos chegar a um patamar melhor”, explica o técnico.
Infecção
A redução no índice de infestação do mosquito também apresentou queda. Segundo dados do Levantamento Rápido do Índice do Aedes (Lira), no primeiro ciclo (janeiro/fevereiro) apresentou um índice de 3,4 de infestação nos imóveis brasileiros. Já no fim do quarto ciclo das ações esses índices caíram para 2. “Ainda é um número alto. Nossa meta é que caia para menos 1”, disse Rodrigo.
Ele acredita que a mudança de hábito da população e o engajamento no combate ao vetor foi fundamental para a diminuição desses números.
Redução
O Amapá também apresentou uma redução nos casos de dengue e chikungunya em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a 32ª semana epidemiológica, as notificações de dengue reduziram em 35%, enquanto que nos casos de chikungunya a queda foi de 90% em todo o Estado.
Para Talita Albuquerque, chefe da Unidade de Controle de Vetores da CVS, o evento fortalece as ações já desenvolvidas pelo Estado e municípios no controle do vetor. Para ela, a ajuda da população também foi de fundamental importância para a redução.
“Nesta reunião teremos a oportunidade de apresentar as estratégias que já usamos e ouvir o que outros Estados estão fazendo para reduzir os casos em seus municípios. A partir deste evento, novas estratégias serão apresentadas”, pondera Talita.
A programação continua nesta terça-feira, 30, no auditório da CVS.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!