Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Na 52ª Expofeira, Governo do Amapá traz para o público exposição educativa sobre como evitar doença de Chagas e malária 

Pelas lentes dos microscópios, os visitantes podem visualizar detalhes sobre os ciclos de transmissão das doenças.

Por Mônica Silva
30/09/2023 20h01

No espaço, equipes do Lacen disponibilizam microscópios para que os visitantes observem as doenças

O Governo do Amapá traz para o público da 52ª Expofeira uma exposição educativa sobre os ciclos da doença de Chagas e da malária no estande da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), no Parque de Exposições da Fazendinha. 

No espaço, equipes do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) disponibilizam microscópios para que os visitantes possam ver com detalhes os transmissores das doenças. Quem passa pelo ambiente também recebe informativos sobre como combater o mosquito da malária (Anopheles) nas residências e sobre os sintomas que devem servir de alerta para que a população busque atenção médica rapidamente. 

Detectada precocemente, a malária tem tratamento eficiente e gratuito pelo Sistema Único de Saúde. Sobre o barbeiro, transmissor do Trypanosoma Cruzi, causador da doença de Chagas, o primeiro alerta foi sobre as fontes de contaminação alimentar como o açaí, suco de frutas e o caldo de cana. 

A Superintendente em exercício da SVS, Cláudia Monteiro, mencionou as constantes ações educativas e o monitoramento das doenças em todo o estado para evitar o registro das doenças. 

“Os materiais educativos mostram aos visitantes os transmissores da malária e Chagas, como prevenir as doenças, diagnóstico e tratamento de uma forma mais simples”, conclui Cláudia. 

O funcionário público Wanderley Cruz passou pelo espaço da SVS, tirou dúvidas sobre os assuntos abordados, inclusive esclareceu dúvidas sobre prevenção e tratamento das doenças.

“Interessante essa metodologia educativa do Lacen que nos permite aprender a identificar os mosquitos da Malária e Chagas. Agora eu também sei como me prevenir das doenças”, falou Wanderley. 

Durante os dez dias de programação da Expofeira, a SVS estará com várias ações educativas sobre temas como a saúde do trabalhador, prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e outras. 

"Quem passa pelo estande também vê como o Lacen atua no estado e assiste a população”, comentou a diretora do Lacen, Lindomar dos Anjos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!