Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Exposição permite ao visitante conhecer a história do artesanato amapaense durante a 52ª Expofeira do Amapá

O ambiente é composto por painéis, livros e peças que apresentam também os mestres artesãos do estado.

Por João Clésio
30/09/2023 22h18

A exposição está no Pavilhão Amapá 80 anos, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá

Os visitantes do Pavilhão "Amapá 80 anos" têm a oportunidade de conhecer a exposição "Artesanato: nossa origem, nossa história" durante a programação da 52ª Expofeira do Amapá, promovida pelo Governo do Estado. 

O espaço, que está dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, conta a história do artesanato amapaense, seus mestres artesãos e os principais momentos registrados em livros e painéis.

A iniciativa é coordenada pelas secretarias de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e de Cultura (Secult). A exposição conta com dois ambientes. O primeiro, chamado de "Galeria Mestres Artesãos", que apresenta aos visitantes 9 artesãos indicados pela categoria.

São os mestres Moacir Marques dos Santos (in memoriam); Rosângela Nascimento Costa da Silva; Raimundo Hosana de Oliveira (in memoriam); Pedro Romualdo Pereira (in memoriam); Waldir Ribeiro Fonseca; Eleni Lima de Moraes (in memoriam); Marciana Nonata Dias; Miriam Hosana de Oliveira (in memoriam); Orivaldo Oliveira de Brito (in memoriam) e Niná Barreto Nakanishi (in memoriam).

Ao lado de cada painel está uma peça exposta do acervo histórico dos mestres consagrados do artesanato amapaense. É uma merecida e justa homenagem aos pioneiros do segmento.

Já no segundo ambiente, denominado de "Memorial do Artesanato", o visitante tem a oportunidade de conhecer a cronologia da história do artesanato amapaense, incluindo a criação da Casa do Artesão, em 1982, passando pela instituição do Programa Artesanato Brasileiro (PAB) até os dias atuais.

De acordo com a Coordenação Estadual do Artesanato, o estado conta com 986 artesãos registrados profissionalmente. "A exposição tem como principal proposta permitir ao visitante o acesso à informações e conhecimento sobre a atividade artesanal passada de geração em geração", destacou Ezequias Costa, secretário do Trabalho e Empreendedorismo.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!