Em 2024, Amapá vai sediar encontro de startups das maiores potências mundiais
Governo do Estado assinou a Carta de Intenções que formaliza a realização do encontro na segunda-feira, 2, durante a 52ª Expofeira.
O encontro do Grupo de Engajamento Startup20 está previsto para acontecer em fevereiro de 2024
Em 2024, o Amapá vai sediar o encontro do Grupo de Engajamento Startup20, com a presença de representantes de empresas inovadoras dos países integrantes do Grupo dos 20 (G-20), uma organização internacional que reúne as maiores e mais importantes economias do mundo.
Representantes do Governo do Estado, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) assinaram na segunda-feira, 2, a Carta de Intenção que formaliza a realização do encontro em solo amapaense. A formalização aconteceu durante a 52ª Expofeira, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
O encontro do Grupo de Engajamento Startup20 está previsto para acontecer em fevereiro de 2024, com mais de 600 pessoas de todo o mundo. Entre os assuntos, está previsto o debate sobre desenvolvimento socioeconômico aliado à preservação ambiental.
Para o vice-governador do Amapá, Teles Júnior, o evento traz infinitas possibilidades para a economia amapaense.
“Esta é uma oportunidade de grandes empreendedores de outros países verem que somos capazes de aliar o desenvolvimento econômico e a inovação com a preservação ambiental”, pontua Teles.
O presidente do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre, destaca que o encontro marca o processo de inovação e tecnologia no estado.
“O mundo estará discutindo o futuro e criando soluções sustentáveis em solo amapaense”, afirma Alcolumbre.
A presidente da Abstartups, Ingrid Barth, aponta o potencial amazônico de inovação aliado à preservação como vanguardista.
“Nossos empreendedores estão fazendo o futuro acontecer, e esta é a chance das pequenas e médias empresas obterem reconhecimento e suporte mundial”, conclui.
Grupo dos Vinte
O Startup20 foi criado sob a presidência do G20 Índia, com a finalidade de conectar ecossistemas de inovação do mundo inteiro. No dia 1º de dezembro de 2023, o Brasil receberá a presidência da cúpula geral e sediará as reuniões do evento em 2024.
Atualmente, esses são os membros do G20: União Europeia; Brasil; Estados Unidos; China; Canadá; França; Argentina; Alemanha; México; Indonésia; África do Sul; Austrália; Coreia do Sul; Japão; Itália; Índia; Rússia; Arábia Saudita; Reino Unido; e Turquia.
"Este evento é uma grande oportunidade para inserir o Amapá cada vez mais no cenário regional, nacional e internacional, no que se refere à ciência, tecnologia e inovação, pois com 20 economias mais ricas do mundo estando aqui, poderemos ter mais investimentos em startups e pesquisas, que são fundamentais para desenvolvimento econômico do estado", destacou Edivan Andrade, secretário da Ciência e Tecnologia do Amapá.
Inovação e empreendedorismo
A Expofeira está de volta até domingo, 8, para fortalecer o empreendedorismo, a inovação, a economia, o turismo e a cultura do Amapá. São dez dias de programação no Parque de Exposições da Fazendinha com oportunidades de negócios, apresentações de startups, atrações culturais, gastronomia e muito mais.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!