Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Intervenção teatral de violência contra a mulher comove o público na 52ª Expofeira do Amapá

Encenação de abuso psicológico e físico ocorreu na entrada principal do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Por Mônica Silva
04/10/2023 11h09

Apresentação retrata o comportamento de homens com relatos de abusos, violências físicas e psicológicas contra mulheres

Ao entrar em cena, a atriz Marina Brito e o ator Halyson Chaves, chamaram a atenção do público da 52ª Expofeira do Amapá, promovida pelo Governo do Estado, durante uma intervenção teatral que simulou a briga entre o casal, na entrada principal do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, na noite desta terça-feira, 3.

A encenação retrata o comportamento de homens que têm em comum a masculinidade tóxica traduzida em relatos de abusos, violências físicas e psicológicas contra mulheres. O espetáculo nem precisou ser encerrado para mexer com as emoções de quem presenciou a simulação.

“Eu estava bem ao lado do casal. Ela pedia para ir embora e ele gritava. No momento que ia ocorrer a agressão física decidi intervir, fiquei muito nervoso, mas não pude fingir que nada daquilo estava acontecendo”, relatou o funcionário público Marlon Augusto de Lima.

Assim como Marlon, todos que estavam no local foram surpreendidos, após a produção anunciar que se tratava de uma encenação para trazer à tona fatos cotidianos de quem sofre violência doméstica, no caso brigas e ameaças feitas por um homem a sua companheira.

O espetáculo foi organizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) que até a próxima sexta-feira, 8, dia do encerramento da Expofeira, estará com várias ações educativas e reflexivas.

"O ponto principal da intervenção teatral foi mostrar as diferentes faces da agressão, em que começa, às vezes, com uma agressão verbal e pode acabar com o fim trágico, a proposta é expor a opressão da mulher nos pequenos gestos e o quanto isso é muito comum, mas não deveria ser”, enfatizou Claudia Monteiro, chefe de gabinete da SVS.

A peça que também será encenada, nesta quarta-feira, 4, em outros pontos estratégicos do parque, tem objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, em todos os cenários.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!