Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

52ª Expofeira: Governo do Amapá promove jogo de perguntas e resposta para incentivar a prevenção de doenças

A interatividade, coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde, também esclareceu dúvidas sobre tratamentos de saúde.

Por Mônica Silva
04/10/2023 13h13

Tuberculose, malária, dengue, sífilis, entre outras enfermidades foram conteúdos abordados durante a dinâmica

O quinto dia de programação da 52ª Expofeira do Amapá, promovida pelo Governo do Estado, movimentou o Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, pela diversidade na programação. Uma das atrações foi o jogo de perguntas e respostas sobre saúde, para incentivar o conhecimento e a prevenção de doenças.

A dinâmica, organizada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), contou com equipes do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) que fizeram abordagens com questões simples, porém de grande relevância, despertando nos visitantes as curiosidades e dúvidas sobre doenças em geral.

“Respondi três perguntas, tirei várias dúvidas e além de brincar, ganhei um brinde. É muito legal essa iniciativa da equipe da SVS e Lacen, que proporciona de forma lúdica o conhecimento sobre várias doenças”, disse o funcionário público, Miqueias Barros.

Tuberculose, malária, dengue, sífilis, vírus respiratórios entre outras enfermidades foram conteúdos abordados durante a dinâmica do jogo de perguntas e respostas.

“Ações desta natureza são muito importantes para a população e por isso estamos com várias frentes de informação para que a Vigilância em Saúde cumpra seu papel social, desta vez dentro da Expofeira”, disse a chefe de gabinete da SVS, Claudia Monteiro.

Exposição

Quem visitou o estande da SVS na 52ª Expofeira do Amapá, também recebeu orientações sobre o vírus sincicial respiratório, Covid-19 e os vários tipos de influenza.

Houve atividades lúdicas para crianças sobre a importância da lavagem das mãos para prevenção. “Eu aprendi que não basta apenas jogar água nas mãos, preciso usar sabão e esfregar bastante”, comentou Augusto Carvalho, de 8 anos.

“A prevenção é um dos trabalhos contínuos realizados pela SVS e aqui temos um público extenso para repassar essa mensagem”, mencionou a diretora do Lacen, Lindomar dos Anjos.

Programação

Para esta quarta-feira, 4, a Superintendência prepara a partir das 16h uma mostra sobre as hemoparasitoses (Malária, Doença de Chagas e Filariose), além da Leishmaniose Tegumentar Americana, com o objetivo de realizar um trabalho de conscientização e demonstração do diagnóstico dessas endemias.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!