Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá debate novas técnicas do plantio da mandioca na 52ª Expofeira

Uma roda de conversa apresentou inovações do projeto Reniva, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Por Cristiane Nascimento
04/10/2023 15h36

Produtores rurais já vivenciam o projeto e falam do aumento de produção por hectare

O Governo do Amapá realizou nesta quarta-feira, 4, como parte da programação da 52ª Expofeira, uma roda de conversa entre técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e produtores rurais, sobre os desafios e avanços do programa Reniva Amapá, novas cultivares de maniva e plantio. A atividade consiste em introduzir manivas-semente melhoradas e com maior produtividade na agricultura familiar do estado. O evento aconteceu no Teatro Castanheira, no Parque de Exposições da Fazendinha.

O Projeto Reniva, apresenta técnicas inovadoras de clonagem de manivas-semente com o objetivo de tornar a produção de mandioca mais resistente às pragas, com maior capacidade de produção e de adaptação às temperaturas climáticas. É uma parceria que envolve a Embrapa e o campus Região dos Lagos da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), com o apoio das prefeituras e atende aos municípios de Tartarugalzinho, Pracuúba e Calçoene.

A oficina faz parte da estratégia de transferência de tecnologia para a agricultura familiar, além do fomento de aplicação das novas técnicas no campo junto com o repasse de manivas-semente melhoradas de mandiocultura, como explica o secretário de Desenvolvimento Rural, Kelson Vaz.

“O Amapá tem o número de produção de raiz em torno de 7 a 9 toneladas por hectare. A partir da entrada desses cultivares da agricultura familiar nós teremos a oportunidade de ter em torno de 20 a 30 toneladas a serem produzidas para aumentar a produtividade da farinha, buscando informações para fazer o registro para que possam ser comercializadas em supermercados ", finalizou o secretário.

Bendito Dutra, produtor rural e engenheiro agrônomo, considerado o maior maniveiro do Brasil, ministrou a palestra com o tema "Principais cultivados de mandioca do sistema Embrapa, projeto Reniva e plantio de mandioca”, que apresentou cultivares de mandioca como o Manivão, Mari e Poti, que contribuem para o aumento da produção.

"A importância da mandioca, principalmente aqui para o Estado do Amapá, norte e nordeste do Brasil é porque trata-se de uma cultura de segurança alimentar e nós precisamos melhorar os índices de produtividade, com a pesquisa por meio da Embrapa. Hoje a média de produtividade de raiz mandioca no Estado do Amapá está em torno de toneladas, então os materiais que já estão sendo trabalhados, apontaram um incremento de 150% de produtividade", pontuou Dutra.

Jacob Souza, produtor rural, que é presidente da Associação de Moradores Remanescentes de Quilombolas Mel da Pedreira (Amorquimp), trabalha com a produção de farinha. Ele participou da roda de conversa e falou que o projeto já vem sendo desenvolvido dentro da comunidade do Mel da Pedreira e que o aproveitamento tem sido muito positivo, destacando que a tecnologia trazida pelo projeto mudou a realidade do campo a partir da introdução de novas cultivares, como o Manivão.

"O Reniva trouxe uma inovação e nos proporcionou um salto na produção de raiz e consequentemente o aumento da produtividade. O projeto é uma realidade muito positiva para o nosso estado e somos a prova viva que funciona. O melhoramento genético faz a diferença no campo. A gente trabalhava de seis, sete toneladas por hectare, hoje saltamos para pelo menos o dobro, tem produtor tirando 16, 20 toneladas", disse Souza.

O programa inaugurou o plantio de um hectare de sementes-manivas no Amapá, fora da capital, com as primeiras brotações em apenas 10 dias e a perspectiva de colheita em cerca de 12 meses. A partir de 2023, foram mais de 100 produtores rurais beneficiados com as sementes produzidas neste banco clonal.

Próximos Passos

A partir de agora será feito investimento em melhoramento de área, correção de solo e transferência de manivas-semente para os pequenos produtores. Haverá um grande programa de cadastramento para a entrega dessas manivas-semente que serão multiplicadas no estado, que foram adquiridas do Pará.

Reniva

O Programa Reniva trouxe 200 mil manivas-semente para o estado, permitindo a formação de bancos clonais com maior qualidade genética. Uma parte desses bancos já está em operação na comunidade de São Pedro dos Bois, na zona rural de Macapá. O Reniva não apenas impulsiona a agricultura local, mas também promove avanços tecnológicos e inovações que contribuem significativamente para o setor agrícola do Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!