Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

52ª Expofeira: agricultores são orientados sobre o papel dos polinizadores na cadeira produtiva do Amapá

Palestra abordou a reprodução pelo transporte de pólen e o papel vital nas culturas de açaí, cupuaçu e castanha.

Por Da Redação
04/10/2023 21h44

A 52ª Expofeira do Amapá reforça programação voltada para a produção agrícola do estado

A 52ª Expofeira do Amapá, promovida pelo Governo do Estado, está com uma intensa programação voltada para fortalecer a produção agrícola. Na quarta-feira, 5, pesquisadores e agricultores discutiram a importância dos agentes polinizadores na cadeia produtiva, em especial, abelhas e borboletas.

Os agentes polinizadores em ambientes agrícolas podem aumentar a produtividade dos cultivos, e são essenciais para a manutenção da biodiversidade e imprescindíveis para a propagação de muitas espécies.

Cerca de 90% das plantas silvestres tropicais dependem dos polinizadores para se reproduzir. Entre as espécies usadas como alimento no Brasil, 76% são dependentes da reprodução por animais.

A palestra, que aconteceu no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, destacou os desafios agrícolas locais, e como o agricultor pode proteger esses pequenos aliados para garantir o futuro sustentável da agricultura e economia amapaense.

O entomologista Alexandre Jordão, que é agrônomo e pesquisador do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), compartilhou a experiência sobre reprodução pelo transporte de pólen no Amapá.

"Nossa agricultura local é ligada aos polinizadores. Eles desempenham um papel vital nas culturas de açaí, cupuaçu e castanha, que são fundamentais para a economia do estado. Proteger esses polinizadores e seus habitats é um imperativo para garantir nossa segurança alimentar e econômica", pontuou Jordão.

Além de aumentar a produção agrícola, em termos de quantidade, a polinização bem realizada resulta também em frutos com maior valor estético, com frutos maiores e mais vistosos, com coloração mais intensa, com mais vitaminas e minerais.

O agricultor e cultivador de açaí, Ary Pini, de 67 anos, é paulistano, mas já investe no estado há alguns anos e saiu da palestra inspirado.

"Antes, eu sabia que as abelhas eram importantes, mas agora entendo o quão crítico é mantê-las saudáveis para o nosso sustento. Vou começar a cuidar das colmeias em minha propriedade e fazer minha parte", assegurou Pini.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!