Na 52ª Expofeira, Governo do Amapá capacita servidores de cinco municípios sobre gerenciamento de resíduos sólidos
Capacitação alcançou fiscais de convênio de limpeza urbana de Santana, Laranjal do Jari, Mazagão, Tartarugalzinho e Itaubal.
O treinamento faz parte dos convênios que o Governo do Estado mantém com os municípios para limpeza urbana
O Governo do Estado capacitou servidores dos municípios de Santana, Laranjal do Jari, Mazagão, Tartarugalzinho e Itaubal sobre gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos. O objetivo é preparar os profissionais para a elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de cada localidade e a captação recursos federais voltados para o setor do saneamento básico.
A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Cidades (SDC), aconteceu na terça-feira, 3, durante a 52ª Expofeira do Amapá. O treinamento faz parte dos convênios que o Governo do Estado mantém com os municípios para limpeza urbana e coleta de resíduos sólidos.
O secretário da SDC, Bruno Santos, explica que as ações fazem parte da política do Governo do Estado que busca aliar desenvolvimento econômico à sustentabilidade social e ambiental, promovendo qualidade de vida para a população.
"A Expofeira traz um cenário muito favorável para esse debate, porque abordar o tratamento de resíduos sólidos é falar de forma transversal tanto sobre saúde quanto sobre educação ambiental", afirmou Santos.
Para o engenheiro florestal e analista ambiental Ângelo Tavares, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) de Tartarugalzinho, o curso contribui para a efetivação de atividades com mais segurança.
"Participar dessa capacitação nos habilita a desenvolver um trabalho ligado a políticas públicas que vão ajudar a desenvolver ações voltadas ao meio ambiente, à saúde e à educação", pontuou Tavares.
Na capacitação, o empreendedor do setor de limpeza urbana Geremy Freitas apresentou aos participantes da capacitação as etapas de coleta e a destinação adequada dos resíduos sólidos, destacando que esse é um trabalho contínuo desenvolvimento dentro das cidades.
“É um trabalho permanente para que, cada vez mais, a gente possa contribuir com a educação ambiental, com a limpeza das cidades, ajudando para que surjam novas práticas de respeito ao meio ambiente", concluiu Freitas.
Em 2023, o Governo do Amapá já destinou mais de R$37 milhões para serviços de coleta de lixo, limpeza de ruas e avenidas e destinação final de resíduos sólidos nos municípios de Itaubal, Santana, Amapá, Porto Grande, Tartarugalzinho, Laranjal e Vitória do Jari.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!