Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado debate inclusão de deficientes no mercado de trabalho na 52ª Expofeira do Amapá

Evento integrou a programação da Superintendência de Vigilância em Saúde, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Por Mônica Silva
05/10/2023 12h45

Evento buscou aproximar trabalhadores e empresas para ampliar o número de vagas no mercado de trabalho.

“Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”, foi tema de debate que o Governo do Estado promoveu, nesta quarta-feira, 4, na 52ª Expofeira do Amapá, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá

O evento, coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), teve como proposta fortalecer as políticas de empregabilidade e inclusão das pessoas com deficiência, aproximando trabalhadores e empresas para ampliar o número de vagas no mercado de trabalho. 

“A inclusão das pessoas com deficiência já é realizada em várias unidades do Sistema Nacional de Emprego e nossa missão é dar força a esse movimento tão importante e significativo”, afirma Claudia Monteiro, chefe de gabinete da SVS. 

A professora, Tamila Cristina Santos, especialista em Educação Especial e Inclusiva, participou do encontro e ressaltou que ainda é preciso superar barreiras para garantir a inclusão. 

“O assunto tem o propósito chamar a atenção de todos para frisar que, apesar dos direitos e avanços conquistados por meio de legislações e políticas públicas, as pessoas com deficiência ainda sofrem resistências”, finalizou a professora. 

A SVS realiza o movimento de inclusão de forma permanente através do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador NVST. 

“Queremos não só a inclusão no mercado de trabalho, como também a quebra de paradigmas em relação ao deficiente que mostra ter capacidade para exercer diferentes funções com excelente qualidade”, disse Regiclaudo Silva, gerente do Núcleo.

Serviço

O Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador (NVST) presta atendimento aos trabalhadores que contraem doenças ou algum tipo de agravo relacionado às suas atividades no trabalho e à Pessoa com Deficiência (PCD). Promove a proteção dos trabalhadores, investiga as condições do ambiente laboral, fazendo uso de dados epidemiológicos provenientes de atendimentos clínicos. 

O espaço funciona no prédio da SVS, localizado na Avenida 13 de Setembro, nº 1889, bairro Buritizal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!