Governo oferta capacitação em defumação de peixes na 52ª Expofeira
O curso é voltado especialmente para piscicultores e acadêmicos do curso de Engenharia de Pesca.
Os participantes tiveram acesso à etapa teórica do curso.
O Governo do Estado oferta na 52ª Expofeira do Amapá a capacitação em defumação de peixes, uma técnica tradicional para conservar o pescado, o que aumenta o valor do alimento no mercado. Nesta quinta-feira, 5, os participantes tiveram acesso à etapa teórica do curso.
O público-alvo são piscicultores e acadêmicos do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Amapá (Ueap). O treinamento é coordenado pela Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura, criada em janeiro de 2023 para fortalecer o setor de pescado, que apresenta grande potencial no Amapá, um estado banhado por grandes rios.
"O Governo do Estado busca atender o pequeno produtor, o pequeno pescador, levando assistência técnica e capacitação para que chegue um peixe na mesa do consumidor um produto mais barato e com qualidade", detalhou o secretário de Pesca, Paulo Nogueira.
O secretário adjunto de Pesca, Antonielson Castelo, explicou que o treinamento atende os psicultores que têm interesse em expandir a defumação de peixes, uma técnica e que também agrega valor ao pescado, mas ainda é pouco desenvolvida no estado."Há o peixe congelado, resfriado e o peixe defumado, uma matéria-prima que tem um gosto diferenciado e a Expofeira vem abrir portas para esses psicultores que querem atuar de forma mais empreendedora com esse produto", disse Castelo.
Defumação de pescado
O técnico de pesquisa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Gizeldo Cardoso, reforçou as formas de conservação do pescado, como salgar e cuidar do pescado para que ele seja conservado dentro das condições sanitárias adequadas à comercialização e ao consumo. Essas ações prévias são indispensáveis ao processo de defumação do peixe.
A capacitação também repassou aos alunos instruções sobre como fazer a secagem correta para completar a salga e ter um produto de qualidade, apto para concorrer no mercado.
“Antes da defumação do peixe, são necessarias as etapas de salga, resfriamento e congelamento. Além de um método de conservação, a defumação é uma forma de agregar valor ao produto", explicou Cardoso.
O aquicultor Ótnir Café que trabalha na área há três anos, no município de Macapá e entrega peixes para o projeto peixe popular participou da capacitação."A gente está buscando agregar valor ao nosso produto, técnicas para aprimorar a qualidade do pescado e, para isso, buscamos esse conhecimento", disse o aquicultor.
Próximas ações
Os participantes da capacitação teórica terão aula prática para aplicação do que foi repassado no curso, no tanque do pesque-pague, sob a orientação do técnico da SDR Gizeldo Cardoso, que também vai ministrar uma palestra sobre o cultivo de camarão de água doce.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!