Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mais de 160 atendimentos em saúde foram registrados na 52ª Expofeira do Amapá em 8 dias de programação

Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, é coberto por dois postos móveis e dois fixos de saúde, que atendem casos de urgência e emergência.

Por Paolla Gualberto
06/10/2023 21h00

Ambulância do Samu percorre todo o Parque de Exposições da Fazendinha para garantir atendimentos

O Governo do Estado preparou um esquema especial para garantir a assistência em saúde da população que visita a 52ª Expofeira do Amapá. Em oito dias de evento, os profissionais já realizaram 164 atendimentos no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Entre os casos recebidos estão reação alérgica, hipotensão, bradicardia, pico hipertensivo e pequenos curativos.

Cinco pacientes chegaram a ser encaminhados para atendimentos de média e alta complexidade nos hospitais de retaguarda, referenciados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), sendo eles o Hospital Estadual de Santana (HES), Hospital de Emergências (HE) e Unidade de Pronto Atendimento da Zona Sul.

A Rede de Urgência e Emergência (RUE) garantiu uma equipe multiprofissional com 15 técnicos, envolvendo médicos, enfermeiros e farmacêuticos, para atender a população em casos de necessidade.

Dois pontos fixos de saúde foram montados na 52ª Expofeira para receber as demandas de porta aberta e duas ambulâncias, sendo uma de suporte avançado e outra ambulância de suporte básico à saúde ficaram responsáveis pela rotatividade dos atendimentos.

O articulador estadual da RUE, Donato Farias, explica que apesar de existir uma equipe reforçada e que abrange toda a área de cobertura do Parque de Exposições da Fazendinha, é necessário que a população também reforce os cuidados, evitando os excessos durante o evento.

"Nós estamos preparados e à disposição das pessoas para atender os casos de urgência, emergência ou atendimentos clínicos. Mas é fundamental que as ações prejudiciais à saúde sejam evitadas, como o consumo excessivo de álcool e a falta de consumo de água durante os dias mais quentes", enfatiza Donato.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!