Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Alunos da UEAP promovem evento de degustação de peixe com ingredientes regionais na 52ª Expofeira do Amapá

Expopescado, projeto dos acadêmicos de engenharia de pesca com apoio do Basa, teve objetivo de apresentar pratos inovadores.

Por Da Redação
08/10/2023 08h00

A degustação foi resultado dos aprendizados no curso e nas oficinas realizadas pela universidade nos primeiros dias da Expofeira

O primeiro “Expopescado Amapá”, idealizado pelos alunos do curso de engenharia de pesca da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), em parceria com o Banco da Amazônia (Basa), foi uma das novidades da programação da 52ª Expofeira, promovida pelo Governo do Estado, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

O evento, que encerrou neste sábado, 7, garantiu uma degustação gratuita de pescado que aconteceu no stand da Ueap, no Pavilhão Aquário da Inovação. O objetivo do festival foi apresentar pratos e produtos inovadores que utilizam ingredientes da região, resultado dos aprendizados no curso e nas oficinas realizadas pela universidade nos primeiros dias da Expofeira do Amapá.

A acadêmica, Karen Gabriela, de 19 anos, faz parte do projeto e explica: “A ideia dos pratos da degustação é toda dos alunos, a gente mostra comidas diferentes, com produtos locais e com as técnicas que aprendemos durante o curso”, destacou.

Karen explicou que mais de 200 pessoas participaram da degustação, nos dois dias de evento. Pessoas de outros estados e do exterior como, São Paulo e da Venezuela, visitaram o stand que teve pratos com empanados e caldos quentes de peixes e camarões.

A empresária paraense, Jamile Suzin, de 37 anos, que está participando da Expofeira pela primeira vez, desde que passou a morar em Macapá, visitou a degustação e gostou muito da ideia.

“Ta sendo muito bom ver que dá para inovar nos pratos, às vezes trazendo algumas referências, mas com técnicas novas, por exemplo, fazer a farinha da casca do camarão para empanar a ‘carne’ dele, foi muito criativo e ficou delicioso”, diz a empresária.

Jamile falou também sobre o retorno da Expofeira, após oito anos: “É muito bacana ver o potencial do estado que eu decidi morar né? O evento é ótimo para movimentar nossa cidade, a galera tá unida pelo mesmo propósito, então acho muito importante esse retorno”.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!