Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Música instrumental toma conta do palco do Mini-Teatro Caboco em noite temática da 52ª Expofeira do Amapá

Orquestras, violão e muita música instrumental integraram a programação especial da noite desta sexta-feira, 6, na Expofeira.

Por Rafaela Bittencourt
07/10/2023 08h00

A programação da 52ª Expofeira tem oportunizado diferentes segmentos culturais para toda a população aproveitar gratuitamente

A música instrumental também esteve presente na programação cultural da 52ª Expofeira do Amapá na noite desta sexta-feira, 6, no palco do Mini-Teatro Caboco, localizado dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. O som de flauta, saxofone e violino aproximou músicos e plateia. 

A programação teve início com a orquestra do Centro Musical Prelúdio, que trouxe um repertório diverso através de uma composição de 12 profissionais, a maioria santanense. A orquestra tem naipes clássicos, como metal, madeira, percussão e cordas.

"A gente tem orgulho de dizer que a nossa orquestra é composta, em sua grande maioria, por músicos santanenses, cerca de 80% são nossos alunos e a gente espera que apresentações como essa, valorizando a música amapaense. Todos passamos o dia ansiosos por esse momento, porque, de fato, entendemos a importância de aproximar a música clássica da população", explica o flautista do grupo, Edielson Júnior.

O saxofonista e maestro, Osiel Cardoso, também se apresentou no palco. O músico de Santana disse que a apresentação, além de tão aguardada, foi desafiadora.

"Ter uma orquestra para dentro da Expofeira é algo desafiador, porque geralmente nosso local é sala de concerto, então mesmo com essa diferença de lugar, nos surpreendemos com o local preparado, com a ambientação, é um exemplo de democracia artística", destacou Osiel.

A apresentação atraiu olhares e o público foi se aproximando para acompanhar. A professora, Joseilde Araújo, de 48 anos, trouxe o filho Caleb para acompanhar os músicos, uma forma de tentar inspirá-lo.

"É o meu sonho que ele desperte um interesse pela música, achei uma oportunidade incrível quando vi o grupo no palco. Acho que a Expofeira tem acertado muito com essa programação tão diversificada, tem dado para aproveitar bastante", relata a visitante.

A orquestra Prelúdio foi apenas a primeira de uma série de 10 apresentações, que trouxeram música instrumental autoral, variando por gêneros e estilos. O Mini-Teatro Caboco segue com sua programação até o dia 8 de outubro, de forma gratuita, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!