Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Com projeto de coleta seletiva, Governo do Estado gera empregos e estimula a economia sustentável na 52ª Expofeira do Amapá

'ExpoEco' beneficia 30 trabalhadores com renda diária de R$ 1 mil. Em sete dias, a iniciativa já recolheu duas toneladas de recicláveis.

Por Mônica Silva
07/10/2023 15h00

Trabalho é desenvolvido no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá

Durante a 52ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado gera renda e estimula a economia sustentável com o projeto ‘ExpoEco’, que desenvolve a coleta seletiva no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Em sete dias, a iniciativa já recolheu duas toneladas de recicláveis e gerou 31 empregos, sendo 16 através da contratação direta e 15 por meio da captação de catadores informais.

Cada trabalhador fatura cerca de R$ 1 mil por dia. O material recolhido é encaminhado à Central de Triagem do parque para separação e comercialização. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) e executado por uma empresa terceirizada. 

Além de gerar renda, o projeto busca possibilitar a reciclagem de materiais que iriam para o lixo comum; promover a educação ambiental; diminuir a exploração de recursos naturais; e reduzir os custos de produção. 

Uma das pessoas beneficiadas com a ação é a Márcia Souza,que  estava desempregada há mais de dois anos. Contratada para fazer a coleta durante a 52ª Expofeira, ela viu a oportunidade de organizar a vida financeira.

“O que já faturei vai garantir o pagamento de algumas contas que estão atrasadas e até mesmo ajudar nas despesas de casa, já que somos apenas eu e minha filha”, disse Márcia.

Um dos coordenadores do projeto, Jean Roger Lima, explicou que a empresa disponibiliza recipientes exclusivos para cada tipo de lixo, com objetivo de evitar o descarte incorreto. Ele explica que a coleta é realidade de manhã, de tarde e de noite, mas que precisa da colaboração de todos para seguir funcionando. 

“É uma nova forma de pensar sobre os resíduos que geramos no nosso dia a dia. Todos deveriam agir assim”, foi o que comentou Ubiraelson Rodrigues Cardoso, também contratado para fazer o serviço.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!