Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Sou o primeiro locutor cego do estado e é uma honra participar desse retorno’, conta apresentador na 52ª Expofeira do Amapá

Adriano Rodrigues foi um dos 590 profissionais selecionados para participar do evento no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Por Leo Nilo
07/10/2023 22h41

O apresentador conduziu o pavilhão 'Amapá 80 anos' neste sábado, 7

A 52ª Expofeira é um espaço que celebra a cultura e a diversidade amapaense. Em um exemplo de inclusão e representatividade, o pavilhão "Amapá 80 anos" deste sábado, 7, foi conduzido pelo apresentador Adriano Rodrigues, de 43 anos, o primeiro locutor cego do estado. Com muito carisma e experiência, o profissional encantou o público presente e celebrou o retorno do maior evento cultural do Amapá.

"Já trabalhei como apresentador em edições passadas do evento, e agora é uma honra participar desse retorno após 8 anos. Todo o recurso investido na Expofeira volta para a sociedade em dobro, tanto no sentido financeiro quanto no sentido cultural. Tenho muito orgulho em fazer parte dessa história", afirmou o apresentador.

Adriano relata que se encantou com o ramo artístico desde a infância. Na comunicação, o profissional viu uma oportunidade de alcançar as pessoas independentemente de sua deficiência visual. Agora, o apresentador conta que a cultura significa tudo para a sua vida.

Nesta edição, Adriano Rodrigues veio à feira acompanhado de sua esposa, Keila Monteiro, de 30 anos. Ela, que está conhecendo a Expofeira pela primeira vez, conta que se viu emocionada com o acolhimento da população.

"Estou achando a Expofeira uma experiência fantástica. Lidar com o público é algo novo pra mim, e estou aproveitando para aprender muito. Me orgulho de ver o que ele representa neste palco", relatou Keila.

Inclusão como prioridade

O apresentador foi um dos 590 artistas selecionados por meio do edital lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para participarem desta edição da Expofeira. A democracia e inclusão é uma das prioridades do Governo do Amapá, e por isso, em todos os 19 segmentos culturais contemplados pelo edital, foram disponibilizadas vagas para ações afirmativas.

Para a secretária de Estado da Cultura, Clícia Di Miceli, promover oportunidades iguais para todos os grupos sociais deveria ser a norma em todas as ações da sociedade. A gestora ressalta ainda que, além de vagas para pessoas com deficiência, também foram selecionados artistas quilombolas, ribeirinhos, indígenas, LGBTQIA+, entre outros grupos.

“Temos implementado políticas afirmativas em todas as nossas ações, para trazer para dentro do processo todos aqueles que foram historicamente marginalizados destas oportunidades. Promovemos medidas para dar condições a todos concorrerem em pé de igualdade e poder abrir espaços de inserção a todos os grupos”, ressalta a secretária.

Além das ações afirmativas, o Governo promove diversas iniciativas para garantir a igualdade e democracia dentro do evento, como a oferta de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras)-Língua Portuguesa para visitantes com deficiência auditiva e filas prioritárias para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Expofeira voltou!

A 52ª Expofeira do Amapá acontece até este domingo, 8, com programação gratuita no Parque de Exposições da Fazendinha. Com destaque para o Setor Primário, o evento busca impulsionar, para além da cultura e da sustentabilidade, o desenvolvimento econômico do estado, por meio do estímulo aos negócios.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!