Na 52ª Expofeira, Governo do Amapá promove debate sobre concessões florestais como alternativa de desenvolvimento sustentável
Evento apresentou dados sobre a situação da atividade no Amapá e discutiu perspectivas de desenvolvimento a partir do manejo sustentável da floresta.
Para o palestrante Marcos Almeida, nos próximos anos, o Amapá deverá ser referência no manejo florestal no Brasil
O Governo do Estado promoveu um debate sobre a exploração sustentável da Floresta Nacional do Amapá (Flota) como estratégia para incentivar o desenvolvimento econômico, gerando renda para a população, e, ao mesmo tempo, mantendo a preservação do meio ambiente. O evento aconteceu na sexta-feira, 6, como parte da programação da 52ª Expofeira do Amapá.
A palestra “Concessões Florestais no Estado do Amapá: onde estamos e onde iremos chegar?”, foi ministrada pelo diretor de Desenvolvimento Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Marcos Almeida, que apresentou o panorama atual da atividade no estado.
De acordo com o vice-governador Teles Júnior, que esteve presente na programação, a concessão florestal traz potenciais de geração de renda em todos os municípios do estado.“O Amapá tem condições naturais propícias porque temos uma floresta diversificada e muito densa, passível do manejo florestal sustentável. Dentro de um modelo de gestão eficiente, esse ativo consegue ser renovável em 25 anos e poderá levar a matriz econômica para além da área metropolitana do Amapá, gerando emprego e renda nos municípios de norte a sul do estado”, destacou o vice-governador.
Para o palestrante Marcos Almeida, nos próximos anos, o Amapá deverá ser referência no manejo florestal no Brasil com o fortalecimento do governo estadual e a participação popular.
“Todo esse processo é participativo e transparente, e será feito por meio de audiências públicas para ouvir a população sobre as iniciativas de manejo florestal que gerarão impacto a essas comunidades”, destacou.
O Governo do Amapá coopera para a geração de mais empregos diretos a partir da concessão florestal. Em setembro deste ano, o governador do Amapá, Clécio Luís, assinou a concessão para implantação do maior projeto de manejo florestal sustentável junto à Associação dos Trabalhadores do Assentamento Agroextrativista do Maracá (ATEXMA).O Projeto Agroextrativista Maracá irá beneficiar 1,2 mil famílias do município de Mazagão. Outra assinatura feita pelo chefe do executivo estadual, concede licença para a atuação da empresa Agregue Indústria, Comércio e Transporte de Madeiras no município de Laranjal do Jari.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!