Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

“Dia D” de combate ao Aedes visita mais de 600 casas em Santana

Em oito foi feito tratamento com larvicida e em seis detectadas possível infestação.

Por Redação
31/08/2016 10h12

A ação de combate ao mosquito foi acompanhada pelo coordenador da Sala Nacional de Situação, Rodrigo Frutuoso.

O bairro Nova União, em Santana, recebeu nesta quarta-feira, 31, ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. O evento foi coordenado pela Sala Estadual de Situação, criada para reunir estratégias de combate e controle do vetor transmissor da dengue, chikungunya e zika. 

A escolha do bairro foi devido a alteração no último Levantamento Rápido do Índice de Infestação (Liraa), realizado em julho deste ano.

“Detectamos um aumento no último Liraa realizado aqui em Santana, por isso estamos concentrando a atuação para tentar diminuir esse índice, com ações voltadas para conscientizar, eliminar e fazer o tratamento nas residências”, enfatizou o capitão Prado, da Defesa Civil que compõe a Sala de situação do Estado.

A ação teve a participação de 78 pessoas, entre civis e militares. Foram visitadas 638 residências, distribuídas em 13 quadras. Dessas, em oito houve a necessidade de tratamento com larvicida e em outras seis foi detectada uma possível infestação da larva do mosquito.

A moradora Tereza Calandrini, residente no bairro há 20 anos, e abriu sua residência para a ação. “Tem vizinho que não abre a porta para equipe poder fazer a vistoria, e isso pode causar risco para todos nós. É um benefício para a nossa saúde e as portas da minha casa estarão sempre abertas”, ressaltou.

A ação de combate ao mosquito foi acompanhada pelo coordenador da Sala Nacional de Situação, Rodrigo Frutuoso. Segundo ele, é um desafio grande manter a mobilização constante.

“O Ministério da Saúde tem buscado visitar os Estados e manter essa parceria forte entre a Sala nacional e as Salas estaduais para que essas ações se mantenham constantes no segundo semestre no período de estiagem”, explicou.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!