Governos do Amapá e da Áustria alinham encontro para debater cooperação econômica e desenvolvimento tecnológico
Reunião no estado está programada para novembro, com a presença do embaixador austríaco Stefan Scholz.
O embaixador virá acompanhado de um representante comercial da Áustria para avaliar possíveis investimentos no Amapá
Para expandir e fortalecer as relações internacionais com o continente europeu, o Governo do Amapá e da Áustria alinharam a visita do embaixador Stefan Scholz, para o mês de novembro, em Macapá. A intenção do encontro é debater as possibilidades de cooperações econômicas e investimentos em projetos de tecnologia.
A iniciativa foi articulada pela Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior durante reunião, esta semana, na embaixada da Áustria no Brasil. A expectativa é criar uma conexão entre projetos sustentáveis austríacos com startups e pesquisadores amapaenses.
Segundo o secretário de Relações Internacionais, Lucas Abrahao, o Amapá busca se apresentar à comunidade internacional como um estado que cumpre acordos ambientais e climáticos, mas também que precisa e quer se desenvolver.
"São necessárias parcerias efetivas, negócios sustentáveis, indústrias verdes, investimentos que possam gerar renda e fixar empresas. O Amapá está aberto a parcerias que possam impulsionar e transformar o nosso potencial em realidade", enfatiza Lucas Abrahao.
Para a chefe de Gabinete do Embaixador da Áustria, Helga dos Santos, a cooperação será muito produtiva no desenvolvimento de vários aspectos entre as entidades. “O foco da Áustria é investir, realizar cooperações econômicas, culturais, educativas, tecnológicas e de meio ambiente com o estado do Amapá”, afirma Helga.Quando desembarcar no Amapá, em novembro, o embaixador austríaco Stefan Scholz estará acompanhado de um representante comercial do país, para avaliar possíveis investimentos no setor industrial do estado.
Cooperação Brasil e Áustria
Em agosto de 2021, o Congresso Nacional aprovou um Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica que prevê que as partes incentivem e apoiem o desenvolvimento de atividades em ciência e tecnologia entre instituições de ensino superior, órgãos governamentais e centros nacionais de pesquisa científica e tecnológica dos dois países.
A visita de Scholz mantém laços históricos que remontam à expedição artístico-científica austríaca ao Brasil, em 1817. As relações diplomáticas entre a Áustria e o Brasil foram estabelecidas desde dezembro de 1825, quando o primeiro Embaixador Extraordinário e Ministro Plenipotenciário do Império do Brasil em Viena entregou a carta credencial.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!