Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Com projeto 'Sonhe, imagine, crie', Governo do Amapá leva diversão e brinquedos para crianças do Lar Ciã Katuá

Atualmente o abrigo atende 43 crianças, que estão prontas para serem apadrinhadas por famílias neste fim de ano.

Por Cristiane Nascimento
12/10/2023 09h08

As crianças acolhidas estão em medida protetiva e recebem acompanhamento psicológico, médico e educacional

Um dia de alegria e acolhimento, assim foi a ação do projeto "Sonhe, imagine, crie", realizado nesta quarta-feira, 11, pelo Governo do Amapá, no abrigo Casa Lar Ciã Katuá, que atualmente atende 43 crianças, em risco social. O evento, que teve diversão e entrega de brinquedos, celebrou o Dia das Crianças, comemorado nesta quinta-feira, 12.

A programação coordenada pela Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria), com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) e Maçonaria, também foi repleta de brincadeiras, lanches e apresentações culturais.

O diretor-presidente da Fcria, Luis Eduardo, falou que uma das funções da Fundação é promover o acolhimento e apoio às crianças da casa. "Hoje o abrigo faz parte das nossas atribuições. Essas crianças estão em um momento de vulnerabilidade tão grande que o estado precisa intervir para promover a proteção e nós trabalhamos no atendimento dessas crianças por meio dessa Casa Lar Ciã Katuá ", disse Eduardo.

Para a gerente da Casa, Ezenilda Amaral, o momento serve para fortalecer o trabalho desenvolvido de forma contínua e desafiadora pela instituição e toda a equipe.

"O nosso principal desafio é tentarmos dar um pouco mais do que elas precisam [crianças]. Aqui eles têm comida, calçados, carro para levar e buscar na escola, mas falta o principal, que é a base de tudo, a família, e quando sentamos com eles para conversar, ouvir as histórias, o emocional é o mais difícil. Diante de todo o processo são as crianças que sofrem com a situação de negligências, abandono e omissão daqueles que eram para dar a proteção e garantir os direitos", conclui Ezenilda.

As crianças são encaminhadas a Casa Lar Ciã Katuá pelo Conselho Tutelar e pela Vara da Infância da Justiça. Elas estão em medida protetiva e recebem todo o acompanhamento psicológico, médico e educacional até que haja uma reestruturação familiar ou que sejam direcionadas para adoção.

A Instituição recebe e ampara as crianças em situação de risco pessoal e social, com base no Projeto Político Pedagógico, que busca atender as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que determina que é dever da família, da sociedade em geral e do poder público assegurar direitos, entre eles o lazer, celebrando todo ano essa data, que marca o Dia das Crianças.

A juíza da Vara da Infância e Juventude, Estela Ramos, destacou que além de comemorar, essa é uma oportunidade de reflexão para que no próximo Dia das Crianças, o espaço não esteja tão cheio de crianças acolhidas institucionalmente.

"Isso aqui não é só festa, é acima de tudo um momento de refletirmos para que a gente possa desenvolver um trabalho melhor a cada ano e essas crianças que estão aqui hoje não precisem estar aqui no próximo ano", disse a juíza.

Nos casos em que as crianças retornam para os antigos lares, elas continuam recebendo acompanhamento durante seis meses. Mas, se os pais não demonstram interesse em ter os filhos de volta, elas retornam à Casa Lar Ciã Katuá.

Programa de Apadrinhamento

As crianças abrigadas no Lar Ciã Katuá estão aptas para serem apadrinhadas por famílias para as celebrações de Natal e Ano Novo. Por meio do apadrinhamento, os pequenos são acolhidos de forma provisória por famílias que têm o interesse em garantir um final de ano cheio de amor e carinho para esses menores.

Quem tiver interesse em acolher essas crianças deve procurar o abrigo, que fará uma visita à família e encaminhará um relatório para a Vara da Infância e da Juventude. Os interessados deverão fazer um cadastro e serão avaliados critérios como idade, antecedentes criminais, ambiente familiar, uso de álcool e drogas.

O apadrinhamento não ocorre apenas no mês de dezembro, ele também pode ser em qualquer mês do ano. O Abrigo Casa Lar Ciã Katuá está localizado na Avenida Ernestino Borges, 1362, no bairro Jesus de Nazaré.  

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!