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Governo do Estado promove encontro para debater as perspectivas do empreendedorismo no Amapá

Programação que integra os 50 anos da Junta Comercial, busca reforçar a importância do processo de registro e legalização de empresas.

Por Winicius Tavares
17/10/2023 15h53

Palestras abordaram, de forma didática, os procedimentos para abertura de novas empresas

Buscando desburocratizar o processo de abertura de novos negócios, o Governo do Estado promoveu nesta terça-feira, 17, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae-AP), um encontro para debater as perspectivas do empreendedorismo no Amapá, destacando a importância das etapas de registro e legalização empresarial. 

O evento foi idealizado pela Junta Comercial do Amapá (Jucap) com o apoio do Sebrae e parceiros. A programação contou com palestras temáticas que trouxeram atualizações sobre a constituição de sociedades empresárias, integração entre órgãos de licenciamento pela Redesim e a simplificação de procedimentos para abertura de novas empresas. 

Completando 50 anos de existência em 2023, a Jucap presta serviços que auxiliam na formalização do empreendedorismo, fomentando a economia do estado. Para o presidente da Junta Comercial, Alberto Alcolumbre, esta é uma ação comemorativa que busca a participação da população amapaense. 

“Trouxemos representantes da sociedade para dentro do Sebrae para que percebam a importância da Junta Comercial nesse ambiente da economia do nosso estado. Estamos aqui para apresentar ao Amapá as alternativas que a Jucap está fazendo para melhorar o ambiente empresarial e apresentar um estado bom para se investir”, destacou.

Para o presidente do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre, facilitar a abertura de negócios é um desejo de todos os entes envolvidos no processo de regularização de empresas por ser um fator determinante para o desenvolvimento econômico do estado. 

“Somente por meio de novas empresas que nós teremos mais empregos no Amapá. Tornar os caminhos de regularização mais acessíveis é também uma forma de aumentar a geração de emprego e renda no estado”, explica Josiel.

O início da cerimônia contou com a participação do vice-governador Teles Júnior, que aproveitou o momento para ressaltar a importância do Jucap na redução da informalidade dos empreendedores no estado. 

“Amapá possui parâmetros geográficos que inibem a economia formal. O desafio que nós estamos tendo por meio da Jucap é tornar a formalização de empresas algo muito mais acessível para a população. Nós queremos desburocratizar e criar um ambiente de negócios mais estável. A nossa capacidade de compreender essa realidade e responder com políticas públicas é que vão fazer com que as empresas possam se entregar ao mercado, e consequentemente, melhorar as condições de vida”, enfatizou o vice-governador.

Redesim

É uma lei federal do ano de 2007 que traz a integração de serviços e banco de dados entre os órgãos que participam da formalização empresarial, que é toda a trilha até a abertura da empresa, desde o registro na junta comercial até o licenciamento. O Redesim  realiza esse processo de forma unificada, desburocratizando o fluxo e integralizando os serviços. 

A apresentação da funcionalidade foi um dos atrativos da programação, permitindo que participantes das áreas do direito, economia e administração pudessem aprimorar seus conhecimentos, como o auxiliar societário Weslley Silva, que trabalha com contabilidade.

“Vim atrás de conhecimento sobre a abertura e alteração de empresas pela Redesim. Acredito que as palestras vão edificar bastante o nosso conhecimento permitindo que nós também possamos sanar as dúvidas dos nossos clientes no gerenciamento de suas empresas”, expõe Silva.

Integração entre as Juntas Comerciais

O debate contou com a presença da presidente da Federação Nacional de Juntas Comerciais (Fenaju), Cilene Sabino. A reunião da Fenaju acontece nesta quarta-feira, 18, com troca de experiências que buscam a melhora do ambiente de negócios em todo país. Das 27 juntas espalhadas pelo Brasil, 15 confirmaram presença. As outras 12 devem participar de forma online.

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