‘Oportunidade de aprimoramento’, diz profissional em congresso sobre registro empresarial promovido pelo Governo do Amapá
Solange Nascimento trabalha em escritório de assessoria contábil e estava no evento para aumentar os conhecimentos na área.
Evento faz parte das comemorações dos 50 anos da Jucap, que atua na formalização de empreendedorismo no estado
Promovido pelo Governo do Amapá, o 2° Congresso Estadual de Integração e Registro Empresarial, realizado nesta terça-feira, 17, no Auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae-AP), teve objetivo de debater os avanços na facilitação do processo de abertura de empresas e a importância da união entre os órgãos de registro e licenciamento.
As questões são importantes para profissionais como Solange Nascimento, gerente de recursos humanos de um escritório de assessoria contábil, que viu no evento uma maneira de se atualizar e aprofundar nas questões da área.
"Hoje em dia no ambiente das empresas, é preciso ter esse foco na inovação e no acesso às informações, até porque os clientes exigem muito. A gente tem que estar cada dia se renovando, se aprimorando, e esse evento traz tudo que está sendo discutido sobre desburocratização, licenciamentos e outras questões, tanto a nível regional, nacional e até mundial”, disse Solange.
A integração entre os diferentes órgãos que cuidam do licenciamento e registro de empresas foi outro ponto bastante discutido durante o congresso coordenado pela Junta Comercial do Amapá (Jucap).A necessidade de facilitar o processo que envolve diferentes setores das esferas federal, estadual e municipal, é uma grande preocupação do setor. Como explicou, Marcos Borges, coordenador da Sala do Empreendedor de Pedra Branca do Amapari, órgão municipal que atende diretamente pequenos e grandes negócios.
"É importante estabelecer essa ponte com a Jucap, por exemplo, estamos trabalhando juntos na instalação do Balcão Único no município de Pedra Branca, com objetivo de automatizar e simplificar o processo de abertura de empresas. Além disso, na Sala do Empreendedor, a gente precisa estar sempre atualizado para levar essa informação da melhor forma possível para a população”, disse Borges.
O Congresso Estadual de Integração e Registro Empresarial está inserido nas comemorações de 50 anos da Jucap, que ao longo das décadas vem prestando serviços com intuito de formalizar o empreendedorismo no estado, fomentando a economia amapaense.O evento em Macapá também teve um papel de trazer conhecimento para os profissionais do setor que ainda estão começando e fazem parte da academia. Como é o caso de Hortência Silva, estudante do curso de Gestão Comercial, que encontrou no congresso uma maneira de conhecer ainda mais o funcionamento dos órgãos e também a oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho.
“O que é abordado aqui é fundamental para o curso que eu faço, pois ele é voltado para quem tem interesse em abrir sua empresa, gerir outros negócios ou na parte de gestão pública, então tudo que é discutido aqui é bastante enriquecedor”, explicou a estudante.
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