Outubro Rosa: Governo do Amapá alcança mais de 160 mulheres de Oiapoque com ações de saúde, bem-estar e cidadania
Programação aconteceu nesta quinta-feira, 19, no Centro de Atendimento à Mulher de Oiapoque.
Os serviços foram realizados no prédio do Super Fácil onde funciona o Cram de Oiapoque
O Governo do Amapá alcançou 160 mulheres acolhidas pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Oiapoque, município no extremo norte do estado, com serviços de saúde, bem-estar e cidadania. A ação aconteceu na quinta-feira, 19, como parte da campanha 'Outubro Rosa', que busca sensibilizar a população sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero.
Na ‘Manhã Rosa’, as mulheres tiveram acesso à assessoria jurídica, assistência psicológica, serviços sociais, teste de glicemia, aferição de pressão, pesagem, limpeza de pele e aulão de zumba. A Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres coordenou a ação, que contou com apoio do Super Fácil de Oiapoque, de acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e da Coordenadoria de Políticas para Mulheres da Prefeitura de Oiapoque.
“Não podemos deixar de estar presente levando serviços de cidadania e saúde para essas mulheres que tanto precisam, principalmente quando estiverem passando por algum momento de dificuldade”, pontuou a secretária de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos.O público participou também da palestra sobre a importância do autocuidado para prevenção do câncer de mama, ministrada pela enfermeira Ana Caroline Oliveira Almeida, do Hospital Estadual de Oiapoque. Para a recepcionista Luanda dos Santos Narciso, de 25 anos, o momento trouxe mais conhecimentos.
“Gostei muito da ação, principalmente dos temas da mamografia e violência contra as mulheres. Precisamos ter mais orientações sobre esses assuntos, que são importantes para nós, mulheres”, disse a recepcionista.
A dona de casa Gersileide Silva Santos, 50 anos, também participou da palestra e contou que pôde esclarecer muitas dúvidas.
“Já tive câncer de mana, gostei muito da palestra, foi muito esclarecedora para mim”, disse a dona de casa.
Os serviços foram realizados no prédio do Super Fácil de Oiapoque, onde funciona o Cram do município. Para a coordenadora do Centro, Natani Oliveira, o evento foi muito produtivo, porque ajudou as mulheres a terem mais conhecimentos sobre autocuidado.“Foi uma manhã de cuidados com a saúde e bem-estar, com informações sobre os exames preventivos e sobre como ter mais qualidade de vida com uma boa alimentação. É uma oportunidade para chamar a atenção sobre essa campanha tão importante para nós, que é o Outubro Rosa”, destacou a coordenadora.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!