Governo do Amapá premia trabalhos científicos apresentados na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Reconhecimento busca valorizar o esforço e dedicação de quem participou do Congresso Amapaense de Iniciação Científica e do Prêmio Roberto França.
Estudante Evelyn celebra conquista do primeiro lugar no Congresso Amapaense de Iniciação Científica
Na sexta-feira, 20, o Governo do Amapá premiou estudantes, professores e pesquisadores que se destacaram no Congresso Amapaense de Iniciação Científica (Conaic) e no Prêmio Pecúnia Jovem Cientista de Ciência, Tecnologia e Inovação: Láurea Carlos Roberto França de Almeida, edição 2023.
O reconhecimento faz parte da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amapá, coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap). A entrega dos prêmios aconteceu no auditório do Sebrae, na capital.
Para o secretário da Ciência e Tecnologia do Amapá, Edivan Andrade, as premiações reforçam o objetivo de fortalecer os estudos científicos desenvolvidos no estado.
"A semana foi um sucesso de público, com cerca de 15 mil pessoas envolvidas, entre pesquisadores, professores e alunos. E esse envolvimento é muito bom, porque incentiva a formação acadêmica e possibilita uma discussão maior sobre políticas públicas que ajudem no desenvolvimento do estado", ressaltou o gestor.
Reconhecimento
Em 2023, aproximadamente 230 estudantes participaram do Conaic com projetos científicos em seis grandes áreas de conhecimento. Cerca de 50 trabalhos foram premiados com certificado e valores em dinheiro, que somados chegaram a quase R$ 30 mil.
"A premiação é um incentivo para aquele aluno que cumpre prazos, desenvolve pesquisas e contribui para o crescimento científico do estado", destacou a coordenadora do Conaic, Elizabeth Viana,
A estudante de Engenharia Civil da Unifap, Evelyn Ribeiro, de 21 anos, conquistou o 1° lugar na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, com um projeto sobre saneamento básico. Para a acadêmica, vencer a premiação foi algo muito satisfatório, principalmente, depois de muito estudo e dedicação.
"Desde agosto do ano passado eu venho desenvolvendo um estudo sobre esgotamento sanitário de Macapá e Santana, encontrando formas de solucionar problemas relacionados ao saneamento básico. Hoje, ser premiada por esse trabalho é algo incrível pra mim, parece que estou sonhando. Estou muito feliz", disse a estudante.
Em 2023, o evento premiou trabalhos científicos apresentados por alunos da Universidade Estado do Amapá (Ueap), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) e Unifap.
Foram premiados os alunos que tiveram projetos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares, em seis áreas de conhecimento: Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, e Engenharias; Educação, Linguística, Letras e Artes; Ciências Sociais e Ciências Humanas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!