Governo do Amapá premia trabalhos científicos apresentados na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Reconhecimento busca valorizar o esforço e dedicação de quem participou do Congresso Amapaense de Iniciação Científica e do Prêmio Roberto França.
 Estudante Evelyn celebra conquista do primeiro lugar no Congresso Amapaense de Iniciação Científica
Estudante Evelyn celebra conquista do primeiro lugar no Congresso Amapaense de Iniciação Científica 
Na sexta-feira, 20, o Governo do Amapá premiou estudantes, professores e pesquisadores que se destacaram no Congresso Amapaense de Iniciação Científica (Conaic) e no Prêmio Pecúnia Jovem Cientista de Ciência, Tecnologia e Inovação: Láurea Carlos Roberto França de Almeida, edição 2023.
O reconhecimento faz parte da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amapá, coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap). A entrega dos prêmios aconteceu no auditório do Sebrae, na capital.
Para o secretário da Ciência e Tecnologia do Amapá, Edivan Andrade, as premiações reforçam o objetivo de fortalecer os estudos científicos desenvolvidos no estado.
"A semana foi um sucesso de público, com cerca de 15 mil pessoas envolvidas, entre pesquisadores, professores e alunos. E esse envolvimento é muito bom, porque incentiva a formação acadêmica e possibilita uma discussão maior sobre políticas públicas que ajudem no desenvolvimento do estado", ressaltou o gestor.
Reconhecimento
Em 2023, aproximadamente 230 estudantes participaram do Conaic com projetos científicos em seis grandes áreas de conhecimento. Cerca de 50 trabalhos foram premiados com certificado e valores em dinheiro, que somados chegaram a quase R$ 30 mil.
"A premiação é um incentivo para aquele aluno que cumpre prazos, desenvolve pesquisas e contribui para o crescimento científico do estado", destacou a coordenadora do Conaic, Elizabeth Viana,
A estudante de Engenharia Civil da Unifap, Evelyn Ribeiro, de 21 anos, conquistou o 1° lugar na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, com um projeto sobre saneamento básico. Para a acadêmica, vencer a premiação foi algo muito satisfatório, principalmente, depois de muito estudo e dedicação.
"Desde agosto do ano passado eu venho desenvolvendo um estudo sobre esgotamento sanitário de Macapá e Santana, encontrando formas de solucionar problemas relacionados ao saneamento básico. Hoje, ser premiada por esse trabalho é algo incrível pra mim, parece que estou sonhando. Estou muito feliz", disse a estudante.
Em 2023, o evento premiou trabalhos científicos apresentados por alunos da Universidade Estado do Amapá (Ueap), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) e Unifap.
Foram premiados os alunos que tiveram projetos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares, em seis áreas de conhecimento: Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, e Engenharias; Educação, Linguística, Letras e Artes; Ciências Sociais e Ciências Humanas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
 Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
 
                             
                             
						 
						 
						 
						



 
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                        