Governo do Estado lança edital para participação de artesãos amapaenses no Salão do Artesanato, em Brasília
São oito vagas para quem trabalha com argila, fio e fibra, escama, madeira e semente, fio e tecido/técnica de reutilização. Inscrições começam na terça-feira, 23, de forma presencial e on-line.
O Governo do Estado, através da Sete, ficará responsável pelo transporte das peças de Macapá até Brasília
Pela segunda oportunidade em 2023, os artesãos amapaenses poderão expor e comercializar suas peças em feira nacional. São oito vagas disponíveis pelo Governo do Estado para o 16º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, que ocorrerá de 15 a 19 de novembro, na arena de eventos do Pátio Brasil Shopping, em Brasília.
O processo de seleção é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). As inscrições começam na segunda-feira, 23, e seguem até quarta-feira, 25, de forma presencial, na sala de consignação da Casa do Artesão, das 9h às 17h, e por email com o envio da ficha de inscrição e documentos exigidos para o endereço artesanato@sete.ap.gov.br. Um dos pré-requisitos para se inscrever é ter a carteira nacional do artesão dentro do prazo de validade.
O edital prevê vagas para artesãos que trabalham com argila, fio e fibra, escama, madeira e semente, fio e tecido/técnica de reutilização. O artesão selecionado deverá arcar com passagens, translado, hospedagem, alimentação e a embalagem para o armazenamento e vendas das peças que ficarão em exposição.
O Governo do Estado ficará responsável pelo transporte das peças de Macapá até a arena de eventos do Pátio Brasil Shopping, em Brasília, e o retorno das peças não comercializadas; confecção de camisas para uso durante o evento; além de acompanhamento técnico.
“Depois do sucesso da Fenearte, em julho deste ano, com venda de quase R$ 200 mil em artesanato, nossos artesãos têm uma nova oportunidade de comercializar seus produtos e fechar bons negócios. O Governo do Estado tem dado uma atenção especial ao segmento para que possa gerar renda e mostrar todo o potencial da nossa cultura e identidade, por meio da arte”, destacou o secretário de estado do Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa.
A lista provisória com os nomes dos artesãos selecionados será divulgada na quinta-feira, 26. No sábado, 28, às 16h, haverá uma reunião presencial na Casa do Artesão com os artesãos pré-selecionados. A divulgação da relação definitiva dos selecionados para o 16º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras está prevista para o domingo, 29. Todo o processo de inscrição, avaliação, seleção e recursos será analisado por uma Comissão Especial de Seleção, conforme o edital.
16º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras
O evento é organizado pelo Governo do Distrito Federal. Ocorre desde 2008 e reúne o melhor da produção artesanal de todo o Brasil, com peças criadas em várias tipologias e com técnicas variadas e conta com uma diversificada programação com atrações culturais, gastronomia e oficinas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!