Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá oferta teste rápido que acelera diagnóstico e tratamento da tuberculose, em Oiapoque

Exame está disponível no Laboratório de Fronteira e permite a liberação do laudo em até 24 horas após a coleta do material.

Por Mônica Silva
23/10/2023 17h30

Laboratório de Fronteira, em Oiapoque, é o segundo do estado a ofertar o teste rápido molecar da tuberculose

O Governo do Amapá ampliou os serviços do Laboratório de Fronteira (Lafron), no município de Oiapoque, no extremo Norte do estado. Agora, a população passa a contar com o teste rápido molecular para o diagnóstico da tuberculose em até 24h após a coleta do material. Antes, o exame era realizado apenas em Macapá.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, 2021 o Oiapoque registrou 10 casos de tuberculose, em 2022 foram 17 pacientes infectados, e de janeiro a setembro de 2023, foram contabilizados 8 casos da doença.

Os trabalhos são coordenados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), vinculado à Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-AP). O investimento em Oiapoque consiste em detectar a doença, dá início ao tratamento, e reduzir o risco de transmissão.

A tuberculose é transmitida pelo ar, então uma pessoa sem tratamento consegue infectar até outras dez e, desse número, 5% a 10% vão desenvolver a doença. Quanto mais precocemente for diagnosticada, mais rápida será a possibilidade de cura, evitando complicações.

"O teste rápido molecular também é um excelente investimento para o diagnóstico da tuberculose em termos de tempo, custo e liberação de laudos, quando comparado ao teste de baciloscopia, usado no diagnóstico tradicional da doença", destacou a superintendente da SVS, Claudia Monteiro.

Teste rápido molecular

O novo teste é feito a partir de uma amostra de escarro do paciente, que é colocada em um cartucho e inserida em um equipamento que realiza o exame em até 2h. O resultado também indica se a bactéria é resistente ao antibiótico rifampicina, principal medicamento utilizado no tratamento da doença.

"Quando se incorpora o teste rápido molecular, aumenta-se a sensibilidade da porta de entrada desse paciente no sistema de saúde de 60% para 95%. Ou seja, em quase todos os casos, o teste é capaz de diagnosticar a tuberculose”, explicou a diretora-executiva do Lacen, Lindomar dos Anjos.

 

Tuberculose

A tuberculose é definida como uma doença bacteriana, ou seja, causada por uma bactéria, a Mycobacterium tuberculosis, também chamada de bacilo de Koch. Ela afeta tradicionalmente o pulmão, mas pode atingir outros órgãos do corpo humano, a depender de sua gravidade. Até mesmo os ossos podem ser atingidos pela tuberculose. Muitas pessoas podem servir como incubadoras do bacilo de Koch, ainda que nunca apresentem os sintomas causados pela tuberculose.

Serviço

O Lafron está localizado na Rua Norberto Penafort, no Centro de Oiapoque, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 18h, por ordem de chegada. O exame também está disponível para pacientes hospitalizados na cidade.

Atualmente o laboratório realiza os exames para o diagnóstico da chikungunya, dengue, zika, leptospirose, sarampo, carga viral HIV e HBV e agora o teste molecular para a tuberculose.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!