Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá lança Cursos de Formação de Cabos e de Sargentos do Corpo de Bombeiros Militar

Corporação também recebeu mais de dois mil novos uniformes operacionais.

Por Marcelle Corrêa
23/10/2023 15h03

Pela primeira vez, certame utilizará a nota do Enem para selecionar os servidores aptos aos cursos

Como parte do planejamento de valorização dos servidores da segurança pública, o Governo do Amapá lançou nesta segunda-feira, 23, o edital com 150 vagas para os Cursos de Formação de Cabos e de Sargentos do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). O certame utilizará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os servidores aptos aos cursos, um método inédito nas instituições militares do Amapá.

CONFIRA O EDITAL AQUI

Durante a solenidade, o Corpo de Bombeiros recebeu dois mil uniformes para os militares. Foi a maior entrega de fardamento operacional já realizada pelo Governo do Estado para a corporação. Os itens foram apresentados, e, em seguida, entregues aos grupamentos que farão a distribuição do material aos servidores. O investimento foi de R$ 800 mil.

Cursos de Formação

As 150 vagas para os cursos de formação serão divididas em 100 para cabos e 50 para sargentos. O preenchimento seguirá dois critérios: 40% pelo quesito de antiguidade e 60% através da nota do Enem.

"Essa inovação com o Enem é uma forma de alcançar todos os militares do CBM, além de trazer uma economia para o Governo do Estado", enfatizou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Veríssimo.

Além da prova intelectual, os candidatos passarão por inspeção de saúde, teste de aptidão física e exame documental. 

Os cursos de formação terão carga horária de 1.450 horas aulas cada, incluindo 24 disciplinas técnicas e fundamentais e estágio operacional. A equipe de instrutores será composta por militares altamente qualificados e especializados em diferentes áreas de atuação do Corpo de Bombeiros.

Para os que seguirem o critério de antiguidade, a convocação para as etapas do certame começa ainda em outubro. Já os profissionais que se classificarem através da média do Enem, devem ser chamados após o resultado das provas, em janeiro de 2024.

Uniformes operacionais

Os novos uniformes serão destinados para mil bombeiros, com dois kits para cada profissional. O fardamento, considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI), garante a padronização e reforça a segurança e a identidade visual durante as operações.

"Esta é a maior quantidade de uniformes já distribuída para a instituição, demonstrando o compromisso do Governo do Estado em garantir que os militares dos bombeiros tenham o equipamento adequado para desempenhar suas funções", frisou o secretário de Segurança José Lima Neto.

As peças entregues nesta segunda-feira seguem um novo modelo de prontidão operacional, que traz mais mobilidade e funcionalidade com o novo corte da gandola (peça do vestuário usada na parte superior do corpo para identificação do militar).

Além dos uniformes, de acordo com o comando do CBM, houve ainda a aquisição de 600 conjuntos adicionais para os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSD). 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!