Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá capacita mais de 180 cuidadores e auxiliares escolares em técnicas de primeiros socorros

Os profissionais da educação participam do treinamento de dois dias, na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá.

Por Leo Nilo
25/10/2023 14h06

Também estão sendo capacitados os educadores que entraram para a rede estadual de ensino este ano

O Governo do Amapá está capacitando mais de 180 profissionais da educação em técnicas de primeiros socorros e atendimento educacional especializado. O treinamento, voltado para cuidadores e professores auxiliares, acontece até esta quinta-feira, 26, na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá.

As aulas, de iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed), abordam noções básicas e técnicas para evitar engasgos de bebês e crianças, além de conteúdos específicos na atenção de estudantes autistas.

Para a cuidadora Elina Benedita, de 47 anos, o evento é uma oportunidade de renovar conhecimentos. “Esse tipo de encontro é de grande necessidade. As crianças e famílias precisam desse apoio. Como cuidadora, eu me sinto muito responsável. Temos que passar segurança, e por isso os treinamentos são essenciais”, conta a cuidadora.

Também estão sendo capacitados profissionais da educação que entraram para a rede estadual de ensino neste ano. Na ocasião, a secretária adjunta da Educação, Simone Guedes, reforçou a importância de ter um olhar especializado para os estudantes com necessidades específicas.

“Os cuidadores e auxiliares têm uma missão muito importante. Com um atendimento humanizado e responsável, conseguimos atingir não só o objetivo de manter o estudante na escola e evitar a evasão, mas também fazê-lo ter sucesso, independente da condição”, ressalta a secretária.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Especializada da Seeed, Nelcirema Pureza, há uma demanda alta para o atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e por isso formações como essas são valiosas.

“Os estudantes com TEA, de acordo com o nível, necessitam da atenção constante do cuidador e auxiliar. Por isso temos esses encontros específicos, para garantir um melhor atendimento, que respeite a individualidade de cada estudantes”, relata a coordenadora.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!