Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado apresenta curadoria de notáveis da 1ª Folia Literária Internacional do Amapá

João Milhomem, Joãozinho Gomes, José Inácio Vieira de Melo e Yurgel Caldas são responsáveis pela seleção das atrações do evento.

Por Eduardo Belfort
25/10/2023 14h40

Cantores, poetas e pesquisadores integram o time renomado do universo cultural

Na próxima sexta-feira, 27, começa a 1ª Folia Literária Internacional do Amapá. O evento, promovido pelo Governo do Estado, é totalmente gratuito e reunirá escritores do país e do exterior, no Parque do Forte, às margens do Rio Amazonas, na orla de Macapá. A curadoria, responsável por selecionar mais de 50 atrações do evento, é assinada por um time renomado de notáveis do universo cultural.

João Milhomem, Joãozinho Gomes, José Inácio Vieira de Melo e Yurgel Caldas integram a organização da feira, que contará com shows musicais, saraus, oficinas, palestras, piquenique e intervenções culturais. Após 10 anos, essa é a primeira programação de valorização e fortalecimento da literatura amapaense no estado.

Entre os espaços idealizados e preparados para a primeira edição da Folia Literária, estão o Barracão das Multivozes Aracy Mont’Alverne, que terá exposições e mesas temáticas, e o Barracão das Palavras Mauro Guilherme, que concentrará atividades de oficinas e palestras. Além disso, haverá dois palcos, Remanso e Antônio Munhoz, para apresentações livres, lítero-musicais e intervenções poéticas.

Conheça os curadores 

  • Joãozinho Gomes

João Batista Gomes Filho é poeta, cantor e compositor paraense. Iniciando suas atividades poéticas e musicais na década de 1970. Joãozinho Gomes apresenta uma obra musical que traz parceiros de várias regiões do Brasil e também de países sul-americanos. “O longe é um lugar que não existe! / Atravessei-o ontem / e a minha ponta é a de um seio / e a minha ponte é o infinito”, são versos de “Reflexões da Flecha”, sensível e reflexivo poema encontrado no livro, "A Flecha Passa e Poemas DiVersos" (2013), de Joãozinho. 

Com um repertório cultural significativo e repleto de vivências nortistas, o artista é reconhecido pela crítica como um dos mais atuantes e criativos poetas de sua geração.

No domingo, 29, Joãozinho Gomes integrará a mesa temática, "Da letra da canção ao ritmo da poesia", com Salgado Maranhão, Manoel Bispo e Ademir Pedrosa, das 16h às 18h, no Barracão das Multivozes Aracy Mont'Alverne. 

  • José Inácio Vieira de Melo

José Inácio Vieira de Melo é poeta, jornalista e produtor cultural. O artista nasceu no município de Dois Riachos, em Alagoas, em 16 de abril de 1968, e sempre se interessou pelo universo cultural. Durante a vasta carreira, publicou os livros: “Códigos do Silêncio” (2000), “Decifração de Abismo” (2002), “A Terceira Romaria” (2005), “A infância do Centauro” (2007), “Roseiral” (2010), a antologia “50 poemas escolhidos pelo autor” (2011), “Pedra Só” (2012), “O galope de Ulisses” (2014), “Sete” (2015) e “Garatujas Selvagens” (2021).

“Mergulho no sonho / e vou ao mais profundo / em busca do incriado”, são versos de “Ofício”, poema do livro “Garatujas Selvagens”. Em suas obras, o autor narra com emoção e sentimentalidade pensamentos e ações humanas.

Além de trabalhar com vivências brasileiras, José Inácio de Melo possui poemas traduzidos para o alemão, árabe, espanhol, finlandês, francês, italiano e inglês, consolidando o poder da diversidade cultural.

No próximo domingo, 29, o autor será o mediador da mesa temática: "Literatura e Sociedade", com Manoel Herzog e Maria Fernanda Elias Maglio, das 18h às 20h, no Barracão das Multivozes Aracy Mont'Alverne. 

  • João Milhomem

João Alcindo Costa Milhomem é amapaense e sociólogo. Ao longo de sua carreira profissional, foi professor universitário do Departamento de Ciências Políticas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e diretor-presidente da Fundação de Cultura do Estado do Amapá (1996 - 2000). 

Além de secretário de Estado da Cultura do Amapá (2007 - 2010), onde realizou projetos como o Encontro dos Tambores (criado por Joãozinho Gomes, Val Milhomem e Zé Miguel) e o Festival Amapaense da Canção. 

  • Yurgel Caldas

Yurgel Caldas é professor e pesquisador da Universidade Federal do Amapá (Unifap), atuando no curso de graduação e no Programa de Pós-graduação em Letras. Graduado em Letras pela UFPA, mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Literatura Comparada pela mesma instituição. Atualmente, Yurgel Caldas atua em trabalhos voltados para a discussão da Literatura Amapaense e a circulação de bens culturais em espaços locais e transfronteiriços. 

Na sexta-feira, 27, o pesquisador mediará a mesa temática: "A Literatura: entre o local, o nacional e o global", com José Luís Jobim e Pat Andrade, das 16h às 18h, no Barracão das Multivozes Aracy Mont'Alverne.

Literatura para todos

A Folia Literária Internacional do Amapá integra o plano de gestão do Governo do Amapá e é realizada em parceria com as Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), com o apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Estado montou uma "cidade literária" ao lado da Fortaleza de São José de Macapá, para receber espaços culturais onde serão abordadas as diversas formas de expressão do segmento literário e artístico.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!