Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado leva conhecimentos sobre astronomia para mais de 170 pessoas em escola pública de Macapá

Alunos, professores e comunidade da Escola Estadual Esther Virgolino participaram de sessões do planetário móvel digital.

Por Kelison Neves
25/10/2023 15h08

A ação faz parte da programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Governo do Amapá levou conhecimentos de astronomia para mais de 170 pessoas, entre alunos, professores e comunidade da Escola Estadual Esther da Silva Virgolino, na Zona Norte de Macapá, nesta quarta-feira, 25. A ação proporcionou ao grupo sessões gratuitas em um planetário móvel digital, como parte da programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Para a estudante Valéria Cruz, de 16 anos, que cursa o 1° ano do ensino médio, passar pelo planetário significou uma nova forma de adquirir conhecimentos. Ela conta que o realismo com que o conteúdo foi repassado tornou o aprendizado mais atrativo.

"É uma experiência indescritível, surpreendente, que nos deixou fascinados. Essa forma de aprender é muito boa, não tem como não prestar atenção em tudo o que é mostrado. Só nessa sessão que eu participei, já deu para aprender mais sobre astronomia", contou a jovem.

Para a professora Efigênia Rodrigues, ouvir este relato reforça que a ciência, tecnologia e inovação devem ser ensinados no ambiente estudantil, utilizando, principalmente, métodos de ensino fora dos padrões tradicionais.

"O planetário é um instrumento para contribuir com o processo de aprendizagem, mas, além disso, serve para que os alunos compreendam que aprender não é só quando estão em sala de aula, pois existem vários ambientes que proporcionam novas experiências e aprendizados", destacou Efigênia.

Planetário móvel digital

O planetário que está sendo levado para as escolas é composto por uma cúpula inflável, caixa de som, ar-condicionado portátil, projetor tecnológico que possibilita a sensação de realidade aumentada em 360° e capacidade para comportar até 35 pessoas por sessão.

No ambiente, os participantes têm uma experiência imersiva sobre vários campos da astronomia como o planeta Terra, sistema solar e os mistérios do universo.

De acordo com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), a disposição deste equipamento em escolas da rede pública de ensino busca, prioritariamente, atingir a meta de cada vez mais popularizar a ciência, principalmente, entre a comunidade estudantil.

"O objetivo é fazer com que as pessoas tenham um contato com o universo científico cada vez mais cedo. Este trabalho está apenas no começo, mas já estamos tendo um bom retorno, pois toda vez que realizamos sessões há uma grande participação do público", disse o coordenador de Desenvolvimento Científico da Setec e da 20ª SNCT, Marcos Marques. 

Ciência e educação

Além da Escola Esther Virgolino, o Planetário também já passou pela 52ª Expofeira do Amapá, Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos e pelo município de Amapá, durante a programação de aniversário de 122 anos da cidade.

O planetário foi adquirido por meio de emenda parlamentar de R$ 1 milhão, articulada pelo ex-deputado federal Luiz Carlos.

Com o recurso, a Setec já comprou dois planetários móveis, em um investimento de R$ 392 mil. Com o restante do valor, a secretaria estuda adquirir um equipamento fixo, que poderá ser instalado em Macapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!