Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Doando amor e vida, Banco de Leite Humano completa 21 anos de existência no Amapá

A unidade é responsável por coletar, processar e distribuir leite humano a recém-nascidos que não podem ser alimentados pelas próprias mães.

Por Paolla Gualberto
25/10/2023 19h34

O leite materno vai oferecer aos bebês imunidade e os anticorpos necessários para o combate de doenças, como síndromes gripais

O Banco de Leite Humano do Amapá celebrou na quarta-feira, 25, o aniversário de 21 anos da unidade com um encontro entre colaboradoras e doadores que constroem a história da rede de proteção e apoio ao aleitamento materno no estado.

Além dos atendimentos de orientação, o BLH realiza ações de coleta, processamento e distribuição do leite humano aos recém-nascidos internados no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), que não podem ser alimentados e nutridos pelas próprias mães.

Acompanhando a evolução da rede do Banco de Leite no Amapá desde o seu surgimento, a técnica em enfermagem, Maria Gonçalves, conta com emoção dos anos de serviço na unidade.

“No início nós dávamos apenas palestras e algumas orientações nas enfermarias, hoje o Banco de Leite já possui um laboratório para receber as doações e profissionais que fazem as dietas dos bebês. Me emociona ter contribuído por todos esses anos e ver toda a evolução que tivemos”, ressalta Maria.  

O leite doado passa por um processo de seleção e classificação, sendo pasteurizado e, por fim, liberado, se atender a todos os requisitos pré-estabelecidos, para que o alimento chegue aos bebês que necessitam.

O Banco de Leite Humano possui papel fundamental para a recuperação dos bebês prematuros e garante que os principais nutrientes sejam fornecidos a esses pacientes, afirma a nutricionista do BLH, Elizangela Figueiredo.

“Sendo o alimento mais nutritivo, o leite materno vai oferecer aos bebês imunidade e os anticorpos necessários para o combate de doenças como síndromes gripais e enterocolite, além de proteger os recém-nascidos de infecções gastrointestinais”, enfatiza a nutricionista.

Como doar?

Para tornar-se uma doadora de leite ou receber orientações sobre amamentação, a interessada pode ir ao BLH, que funciona 24 horas, na esquina da Av. FAB com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Central ou entrar em contato pelo número (96) 98403-2283, que também é WhatsApp.

Ao entrar em contato, a mulher realiza um cadastro e recebe orientações sobre a coleta e o armazenamento. Para doar, é necessário estar saudável, ter excedente de produção e condições de congelar o leite retirado.

Coleta Domiciliar

Como forma de adotar uma rede de doação mais efetiva e positiva para o estoque do Banco de Leite Humano, desde 2010 a unidade realiza coletas domiciliares. Através da ação, profissionais são encaminhados até a casa da doadora e realizam orientações sobre coleta e armazenamento do leite. É possível solicitar a coleta por meio do número (96) 98403-2283.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!