No 'Outubro Rosa', Governo do Amapá orienta mulheres de Laranjal do Jari sobre prevenção do câncer de mama
Evento 'Tardezinha Rosa' teve como público-alvo acolhidas pelo Centro de Referência à Mulher no município.
Mulheres puderam obter mais informações sobre cuidados com a saúde
O Governo do Amapá promoveu nesta quarta-feira, 25, a 'Tardezinha Rosa', com orientações sobre prevenção do câncer de mama e de colo de útero para mulheres atendidas pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Laranjal do Jari, no sul do estado.
A ação, coordenada pela Secretaria de Políticas para Mulheres, faz parte da campanha Outubro Rosa e reforçou as necessidades de autocuidado.
“Nossos centros estão empenhados em levar informações às acolhidas e sociedade em geral sobre a conscientização, cuidados e prevenção ao câncer de mama e colo do útero. O Governo do Amapá trabalha diariamente para levar serviços e informações a todas as mulheres que precisam”, destacou a secretária de políticas para Mulheres, Adrianna Ramos.
A coordenadora do Cram de Laranjal do Jari, Marília Moura, destacou a preocupação com os cuidados da saúde feminina e a importância do mês de outubro para debater sobre o tema.
“Promover esses momentos com as nossas acolhidas nos motiva bastante, principalmente no mês tão relevante para os cuidados com a saúde da mulher. Aqui, estamos empenhadas em atender e aconselhar quem nos procura e saúde é um tema muito relevante e aqui temos essa preocupação também”, destacou a coordenadora.
Uma das participantes foi a autônoma, Rosângela Baia da Silva Evangelista, de 39 anos, e falou do significado de falar sobre saúde feminina e de como é importante repassar a outras mulheres sobre autocuidado.
“Estou sendo atendida pelo Cram há quase dois anos, eu indico as pessoas a procurarem os atendimentos dessa casa, porque aqui somos muito bem atendidas. O evento falou do câncer da mama, do câncer no colo do útero e da importância de cuidarmos da nossa saúde. Aqui nos sentimos empoderadas para empoderarmos outras mulheres para fazer os exames e ter o autocuidado,” destacou Rosângela.
Cram em Laranjal do Jari
O Cram de Laranjal do Jari é um dos centros que compõem a rede de apoio e proteção à mulher. Além de palestras e encontros, a unidade oferece serviços de assistência social, psicológica e encaminhamentos jurídicos para as mulheres e meninas que precisam.
O Cram Laranjal do Jari funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Rua Tiradentes, 882, bairro Agreste. Contato do Cram Laranjal do Jari: (96) 98403-1960.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!