A convite da ONU, Governo do Amapá participa da Semana do Clima da América Latina e Caribe, no Panamá
Evento busca preparar as temáticas sobre mudanças climáticas que serão abordadas na COP-28, no mês de novembro, em Dubai.
Encontro reúne cerca de 3 mil representantes de governos locais e nacionais, povos indígenas, sociedade civil e iniciativa privada
O Amapá, um dos estados mais preservados do Brasil, está presente na Semana do Clima da América Latina até esta sexta-feira, 27, no Panamá. A participação acontece diante de um convite especial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que custeou a ida de técnicos do Governo do Estado para o encontro internacional.
A cerimônia se estende até esta sexta-feira, 27, e reúne cerca de 3 mil representantes de governos locais e nacionais, povos indígenas, sociedade civil e iniciativa privada. Evento busca preparar as temáticas que serão abordadas na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-28), que acontece no mês de novembro, em Dubai.
A delegação do Amapá é liderada pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente (Sema), que leva ao debate assuntos como mudanças climáticas, queimadas, desmatamento ilegal e segurança alimentar dos povos originários, quilombolas e comunidades tradicionais.
O encontro também serviu como uma oportunidade para o estado buscar a integração no incentivo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), como uma forma de financiar a conservação das florestas e apoiar as comunidades locais.
A Semana do Clima tem como eixo principal o debate sobre as mudanças climáticas. O Amapá, atualmente, enfrenta os efeitos de queimadas que afetam municípios como Tartarugalzinho devido à estiagem, causada pela falta de chuvas. Diante deste cenário, ainda no sábado, 21, o Governo do Amapá decretou situação de emergência em todo o estado.
Para o secretário adjunto da Sema, Cássio Lemos, os debates serão importantes na tomada de medidas decisivas para ampliar a proteção do meio ambiente e da população.
“As mudanças climáticas estão afetando o nosso Amapá e estamos comprometidos em combater as ilegalidades, fortalecendo a governança ambiental. Além disso, tratamos do financiamento do mercado de carbono. O Amapá é o estado mais verde do Brasil e nossa população precisa ser beneficiada. Cuidar do meio ambiente, é antes de tudo, cuidar das pessoas”, reforça Lemos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!