Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá e Iphan retomam ação de salvaguarda do marabaixo nos municípios

Oiapoque e Pracuúba receberam a comitiva, que ainda vai a Cutias e Laranjal do Jari.

Por Gabriel Penha
28/10/2023 17h00

Comitiva da ação de Salvaguarda do Marabaixo na Escola Estadual Duque de Caxias, na vila de Clevelândia

Com apoio do Governo do Amapá, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan) retomou as ações de salvaguarda da principal manifestação cultural do estado, o marabaixo, em todos os 16 municípios. O trabalho é realizado em parceria com a Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Feppir-Fundação Marabaixo).

"O Governo do Estado tem uma política pautada em apoiar as manifestações culturais, em especial o marabaixo. Este ano, tivemos a inédita Central do Marabaixo e o fomento e apoio aos grupos que realizam o Ciclo, que tem um período extenso. Essa ação de salvaguarda do Iphan vem para fortalecer ainda mais a nossa maior identidade cultural", avalia a diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos.

O marabaixo recebeu o título de patrimônio cultural imaterial do Brasil em 8 de novembro de 2018. O antropólogo do Iphan, Daniel Oliveira, explica que após receber o título, é necessário que se façam as ações de salvaguarda no sentido de fortalecer o bem cultural registrado.

"A cada dez anos, esse título é avaliado. Essas ações são necessárias para divulgar e fortalecer esse bem cultural, intensificando a difusão de seu conhecimento”, pontua Oliveira.

A salvaguarda do marabaixo iniciou em 2019, mas foi interrompida com a pandemia de Covid-19. À época, foram visitados os municípios de Calçoene, Amapá, Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Serra do Navio.

A primeira viagem após o retorno aconteceu de 23 a 26 de outubro, nos municípios de Oiapoque e Pracuúba. Na cidade que faz fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, as palestras e rodas e marabaixo foram apresentadas nas escolas estaduais Joaquim Caetano da Silva, que fica na sede do município, e na Duque de Caxias, localizada na Vila de Clevelândia do Norte.

Já em Pracuúba, que fica na Região dos Lagos, as apresentações foram na Escola Estadual Ernesto Colares. Na unidade de ensino, a comitiva foi recepcionada por um grupo de marabaixo composto por estudantes e coordenado pelo professor Yago Santos. "Temos o orgulho de ter um grupo com 12 integrantes, que trabalha a nossa mais autêntica cultura", disse o educador.

Além dos técnicos do Iphan, a comitiva é composta pelos representantes dos grupos de marabaixo, os chamados "detentores", que fazem as palestras e apresentações. Os próximos destinos serão os municípios de Cutias do Araguari e Laranjal do Jari, respectivamente.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!