Piquenique cultural promove imersão poética e valorização da arte na 1ª Folia Literária Internacional do Amapá
Espaço reuniu, às margens do Rio Amazonas, poetas e estudantes com declamações e leituras de poemas de escritores amapaenses.
Piquenique contou com intervenções artísticas que incentivam a leitura e a escrita literária
Estimulando a leitura, a criatividade e a escrita, o piquenique cultural é um dos ambientes de imersão da poesia presentes na 1ª Folia Literária Internacional do Amapá, que acontece no Parque do Forte, em Macapá. O evento é promovido pelo Governo do Estado, oportunizando o acesso da população à literatura.
O espaço temático contou com artistas do Coletivo Juremas e o Movimento Cultural Arte da Pleta, com o objetivo de trazer a poesia para o público de forma dinâmica e interativa, buscando abrir os horizontes dos participantes, provocando a reflexão e promovendo a literatura de forma geral.
Com intervenções artísticas que incentivam a leitura e a escrita literária, estudantes da Escola Estadual Cecília Pinto foram convidados a participar ativamente do momento, onde puderam ler e declamar poemas dos escritores amapaenses Ivo Torres e Alcy Araújo, homenageados nesta primeira edição do evento.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 1ª FOLIA LITERÁRIA INTERNACIONAL DO AMAPÁ
O poeta Ricardo Iraguany, um dos responsáveis pelo espaço cultural, conta que o piquenique busca a integração dos mais jovens na poesia e literatura amapaense por meio da diversão, da brincadeira e do diálogo.
“Fomos convidados pelo Governo do Estado para vim aqui participar, estar ao lado dos alunos e das pessoas que transitam nesse lugar bonito, que realmente é bonito pois está às margens do Rio Amazonas. Estamos aqui para contemplar, falar e contagiar as pessoas com o nosso trabalho, com a nossa arte e com a nossa literatura, que transforma a vida, melhora as pessoas, as relações e o ser humano”, expõe Iraguany.
O estudante da Escola Cecília Pinto, Gabriel Carlos, de 18 anos, gosta da literatura e sonha em ser poeta. Durante o piquenique cultural, o jovem teve a oportunidade de recitar o poema "Buço", de Ivo Torres.
“Eu achei legal ter um conhecimento cultural desses dois artistas [Ivo Torres e Alcy Araújo] que foram muito importantes para o estado e fizeram vários poemas. Não conhecia eles e achei interessante sobre o que eles falam, ajuda as pessoas a pensarem um pouco no futuro”, diz o estudante.
A atriz Andréia Lopes, de 53 anos, coordenou as atividades dos alunos que puderam fazer uma imersão nos versos de poemas locais e nacionais.
"Foi muito maravilhoso. Eles deram um show, lendo poemas e curtindo poesia. O piquenique está fantástico, a Folia Literária está fantástica. Por onde você vai tem artista se apresentando em diversos espaços e com diversas performances”, descreve Andreia.
A poeta Hayam Chandra, de 31 anos, que também participou das atividades, conta que ter a Folia Literária no primeiro ano da nova gestão do Governo do Estado é uma emoção muito grande.
“Estou me arrepiando de momentos em momentos. A poesia nos transborda, ela toca nossa alma de forma muito íntima e muito forte, só ela é realmente capaz de transformar as pessoas. A Folia foi uma iniciativa do Governo do Amapá muito importante, de valorização da literatura. Além de divulgar o fazer cultural, ela fomenta o artista, movimentando não só a cultura, mas a economia do estado”, relata a poeta.
O espaço do Piquenique Cultural reuniu almofadas com versos de poemas amapaenses, que foram assinados pelos alunos também. Juntamente à programação dos coletivos, ocorreu o Poesia na Pele, onde os participantes puderam registrar de forma temporária na própria pele, os trechos dos poemas de Alcy Araújo e Ivo Torres.
1ª Folia Literária Internacional do Amapá
A 1ª Folia Literária Internacional do Amapá acontece no Parque do Forte, às margens do Rio Amazonas, na orla de Macapá, de sexta-feira, 27, até domingo, 29. O evento conta com uma vasta programação com palestras, oficinas, apresentações culturais e shows musicais.
A estrutura da feira, que marca a retomada após 10 anos de festivais que contemplem a literatura amapaense, conta com mais de 20 boxes e dois barracões, onde serão realizadas várias atividades de expressões artísticas.
A feira integra o plano de gestão do Governo do Amapá e é realizada em parceria com as Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), com o apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!